O PSDB reúne, nesse domingo, 31, os seus filiados para reconstituir o diretório municipal. A convenção está pautada na organização interna partidária, maior espaço na administração do município e preparar nomes para as eleições do legislativo estadual que acontece no próximo ano. Segundo Evandro Zambonato, membro do partido, a eleição do diretório deve contar apenas com uma chapa. Ademir Bertoglio preferiu não destacar nomes para compor a direção, apenas frisou que há vários nomes cogitados, mas o levantamento e a decisão deve acontecer apenas no domingo. “A missão da executiva será possibilitar uma organização interna do partido e contribuir com a gestão municipal, trazendo os exemplos de administrações que a sigla lidera em outros locais.”, destaca Zambonato. O tucano ainda frisa que outro objetivo do partido é buscar um espaço maior dentro da administração municipal.
Superação
“Nosso partido fez quase 4 mil votos, apesar de todo o transtorno que aconteceu. Além disso, conseguimos fazer com que o PCdoB colocasse dois vereadores, já que estávamos coligados com eles, se estivessem sozinhos possivelmente elegeriam apenas um vereador. Então queremos trabalhar muito para fortalecer o partido, já que no próximo ano vamos enfrentar uma eleição ao governo do estado” , disse Bertoglio.
A responsável pela comissão interventora do PSDB local, Joseane Santin, disse que uma das principais pretensões do partido é buscar nomes para a candidatura ao legislativo estadual, fortalecendo as bases do PSDB. Ela comenta que a convenção acontece baseada na tranquilidade interna entre os membros, mesmo aqueles contrários ao posicionamento que o partido assumiu durante as eleições municipais. “Acredito que esse período que passou e a própria vitória do Luciano são fatores importantes para que os tucanos assimilassem melhor a coligação.”, comenta.
Novas perspectivas
Segundo Joseane, o PSDB é um partido grande, importante no cenário nacional e que estará novamente concorrendo à Presidência da República. “Por estarmos passando por um momento histórico, não podemos perder a oportunidade de crescer. Uma coligação vitoriosa como foi a de Passo Fundo contribui muito para isso”, salienta.
Entenda o caso
O PSDB teve seu diretório desconstituído às vésperas das eleições municipais do ano passado. As divergências iniciaram quando a direção municipal decidiu apoiar a candidatura do pemedebista Osvaldo Gomes, enquanto a direção estadual determinou apoio a coligação do atual prefeito Luciano Azevedo. A direção municipal se dividiu. Vários recursos foram movidos para derrubar a decisão da direção estadual, mas sem sucesso. Com isso, o diretório municipal do PSDB foi dissolvido e uma comissão interventora foi nomeada. O prazo de vigência da comissão acaba nesse domingo, 31.
Serviço
Data: 31 de março
Horário: 9h às 15h
Endereço: Rua Coronel Pelegrini, nº618, na ASSTBM