Municípios farão novas eleições neste domingo

Essas novas eleições são necessárias porque os eleitos, com mais de 50% dos votos, para ocuparem o Poder Executivo dos municípios em 2012 tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Neste domingo (7), a partir das 8h, os eleitores de Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul, voltam às urnas para escolherem prefeito e vice-prefeito em novas eleições marcadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS).

Essas novas eleições são necessárias porque os eleitos, com mais de 50% dos votos, para ocuparem o Poder Executivo dos municípios em 2012 tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral.

Triunfo
Em Triunfo, Marcelo Essvein (PDT) e Telmo de Azeredo (PP) foram condenados por abuso de poder econômico e político, praticados durante a campanha para as Eleições 2012.

De acordo com a decisão do TRE-RS, há elementos que apontam para a realização de gastos irregulares na campanha com verbas da agremiação do candidato a prefeito. Conforme o processo, os então candidatos teriam sacado mais de R$ 1 milhão da conta do PDT para ser usado ilegalmente na campanha.

Como os candidatos alcançaram mais de 50% dos votos válidos, o TRE-RS determinou a realização de nova eleição para os cargos. De acordo com dados estatísticos referentes às eleições do ano passado, o município possui 23.053 eleitores distribuídos nas 65 seções do município.
Concorrem à nova eleição em Triunfo os seguintes candidatos a prefeito e vice-prefeito, respectivamente: Mauro Poeta (PMDB) e Gaspar Martins (PRB); Lino Viegas (PDT) e Roseli de Souza ((PDT); Juvandir Pinheiro (PP) e Eleaine Pereira (PSDB); e Valdair Kuhn (PSB) e Ana Beatriz dos Santos (PSB).

Fortaleza dos Valos
As novas eleições em Fortaleza dos Valos foram marcadas pelo TRE-RS após a cassação dos registros de candidatura de Ari José Pegoraro (PP) e Flávio Elicker (PP). Apesar de terem alcançado mais de 50% dos votos válidos, eles foram impedidos de concorrer por terem sido condenados por conduta vedada a agentes públicos. De acordo com o processo, eles teriam distribuído bens e serviços referentes ao plano habitacional no ano das eleições de 2008.

Nas eleições deste domingo, concorrem Adair Toledo (PDT) e Leonir Barichello (PT), pela coligação Aliança Democrática Popular, e Janice Bock Oliveira e Giovane Nogueira, ambos pelo Partido Popular (PP).

Sobradinho
Luiz Affonso Trevisan (PMDB) e seu vice Jurandir João Serena (PSB) e Armando Mayerhofer (PP), tendo como vice Júlio César Padilha dos Santos (PP), concorrem na nova eleição para prefeito de Sobradinho, que acontece neste domingo (7).
O pleito foi marcado pelo TRE-RS após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manter decisão que considerou o candidato Jorge Pohlmann (PP) inelegível com base em alínea da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n° 135/2010). Pohlmann recebeu mais de 50% dos votos válidos em outubro para prefeito, votos que, por serem considerados nulos, obrigam à realização de um novo pleito.
Situado na chamada Região Centro-Serra do Estado, Sobradinho tem 11.110 eleitores.

Tucunduva
Disputam a nova eleição para prefeito de Tucunduva os candidatos Paulo Roberto Schwerz (PMDB) e seu vice Anildo Freddo (PMDB), e Mateus Vicente Busanello (PP), que tem como vice Dionísio Fronza (PT).
A nova eleição foi convocada pelo TRE-RS porque Lauri Bottega (PMDB), o candidato mais votado em outubro de 2012, foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa.
Localizada a 525 quilômetros de Porto Alegre, no noroeste do Estado, Tucunduva tem 4.872 eleitores, segundo dados do TSE de janeiro deste ano.

 

 

Gostou? Compartilhe