O chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Pestana, esteve em Passo Fundo, na quarta-feira, 10, para fortalecer a parceria com a administração municipal na aplicação dos programas do governo do Estado. Na oportunidade, também participou de uma reunião no final da tarde com membros do diretório do PT e diversas entidades de órgãos governamentais da região, apresentando uma avaliação dos trabalhos que o Estado vem realizando e os desafios dos próximos dois anos de gestão.
A visita ao prefeito Luciano Azevedo teve o objetivo de estabelecer uma parceria com o poder municipal na aplicação do programa RS mais igual. Segundo Pestana, a parceria com os municípios é fundamental devido a busca ativa, necessária para localizar a população com maior vulnerabilidade. “Nesse processo é o município que localiza as pessoas extremamente pobres, parcela da população que geralmente não procura o poder público.
Então sem a parceria com os municípios o Estado encontraria mais dificuldade para localizar essas pessoas”, comentou. A parceria na implementação da lei de acesso a informação, também foi um dos temas abordados com o prefeito. Segundo ele, em Passo Fundo o processo está avançado e a ideia central foi trocar experiências do modelo adotado pelo governo estadual. “O objetivo é agilizar a informação para a população que procura informações com o poder público referente a contratos, programas e projetos”, disse. Na ocasião também foi reforçado o convite ao prefeito Luciano, para participar, na sexta-feira, 12, quando a Presidenta Dilma visita o Estado e promove a repactuação do RS Mais Igual. Também será agenda para o próximo período a visita do Governador Tarso Genro, para a realização de uma reunião de trabalho.
RS mais Igual
Com programa RS mais Igual o Estado vai assegurar, para as famílias com filhos entre 6 a 10 anos, inclusas no cadastro único do governo federal, que venha receber R$100 por individuo da família. “Em uma família que tenham cinco pessoas e uma delas é uma criança de quatro anos, o grupo familiar terá uma renda, assegurada pelo governo federal e estadual no valor de 500 reais”, explica Pestana. O projeto é uma versão estadual do programa Brasil sem Miséria, e será trabalhado de maneira conjunta com o governo federal.
Avaliação Positiva
No final da tarde, Pestana participou de um encontro para avaliar e apresentar os desafios das próximas projeções do governo do Estado. Conforme ele os investimentos em diversos setores estão mostrando o desempenho positivo do desenvolvimento frente ao último governo. Mesmo diante da precariedade, que o Estado foi encontrado, foi possível superar vários problemas, e isso se deu graças aos investimentos e desenvolvimento econômico, ao alinhamento com as políticas do governo federal e a distribuição de renda. Segundo ele, o governo também assume, o compromisso de acabar com a extrema pobreza e constrói os novos desafios que devem ser projetados nesse e no próximo ano. Outro aspecto positivo que mostra, são os avanços do Estado diante do sucateamento que se encontrava como a contratação de novos professores para a rede de educação do estado, e o reajuste de 76% no salário dos professores, um dos maiores dos últimos governos. Conforme Pestana, outro ponto positivo foi o aumento do mínimo regional, que nos últimos governos fica próximo ao nacional.
Carlos Pestana firma parceria com o munícipio
· 2 min de leitura