?sltimos dias para a regularização do título de eleitor

Faltando apenas duas semanas para o prazo final, aumenta o movimento nos dois cartórios eleitorais de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pessoas que precisam fazer o recadastramento do título eleitoral, que não votaram e não justificaram, ou que podem ter o título de eleitor cancelado tem até o dia 25esse mês, para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Segundo a chefe do cartório da zona 128, Cristina Bohrer, cerca de 915 pessoas dos municípios de Passo Fundo, Pontão, Coxilha, Mato Castelhano e Ernestina podem ter seus títulos cancelados.

A orientação é para os eleitores não deixar para comparecer ao cartório eleitoral no final do prazo, para evitar a possiblidade de filas e a demora do atendimento. Isso pode acontecer, já que os atendimentos estão mais demorados, devido o cadastramento biométrico, que está sendo feito aos eleitores que procuram regularizar sua situação. O número de atendimentos diários, nas zonas 33 e 128, de Passo Fundo, chegam a 70 eleitores. Conforme Cristina, as campanhas na TV e no rádio estão ajudando a chamar os eleitores para regularizar a sua situação.

Um dos fatores que elevou o número de atendimentos diários, também é o recadastramento dos eleitores de Coxilha. Ele é obrigatório e acontece em 170 munícipios do Estado. Os eleitores de Coxilha estão convocados desde o dia 22 de março, e funciona como uma revisão dos dados cadastrais. O procedimento está sendo feito através da biometria. O prazo final para regularizar a situação será até o dia 30 de julho. O eleitor que não comparecer ao cartório eleitoral para fazer a regularização terá o seu título cancelado. A documentação necessária para a atualização dos dados cadastrais consiste em documentos de identificação pessoal e comprovante de endereço que mostre alguma ligação, seja residencial ou profissional, no munícipio de Coxilha.
Os demais eleitores que podem ter o título cancelado são aqueles que não votaram nas três últimas eleições e não apresentaram justificativa. Quem não votou e não justificou no último pleito não terá seu título cancelado, mas terá que pagar uma multa no valor de R$3,51, por turno da eleição.

Impedimentos
O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, contrair empréstimos em bancos oficiais e renovar matrícula em estabelecimento de ensino público. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado.

Eleitor com problemas
Para o eleitor checar a sua situação com a Justiça Eleitoral, basta acessar o site do TSE, no link “Serviços do Eleitor” ou diretamente no Cartório Eleitoral, que dispõe a lista de possíveis títulos cancelados. Quem não efetuar a regularização do título poderá ter o documento cancelado entre 10 a 12 de maio de 2013.

Serviço
O cartório eleitoral das zonas 33 e 128 está localizado na Rua Julio de Castilhos, 60, localizado atrás do colégio Protásio Alves. O horário de atendimento é das 12h às 19h.

Gostou? Compartilhe