Para reduzir os gastos públicos e dinamizar os trabalhos do Legislativo municipal, o horário da Câmara de Vereadores é alterado das 17h para as 15h. Além disso, algumas medidas estão sendo estudadas para auxiliar ainda mais nesse objetivo. De acordo com o presidente da casa Marcio Tassi, PTB, a iniciativa veio com o intuito de reduzir os gastos, já que o acréscimo no número de vereadores faz a casa trabalhar no limite do teto orçamentário previsto. “Percebemos que esse horário não apresentou redução de publico. Às 15h30 tivemos a participação de 70 pessoas na sessão. Então foi uma participação significativa, visando que nas outras vezes, a maior presença da sociedade no plenário era decorrente de alguma manifestação”, avaliou.
Mesmo com a aprovação unanime dos vereadores, Alex Necker, PCdoB, disse que no primeiro momento teve certa estranheza no horário, considerando a inviabilidade que ele poderia causar para a participação popular. “Essa foi a percepção em primeiro momento, mas vendo na prática como transcorreu a sessão de hoje, creio que será tranquilo proceder dessa maneira. Mas considero importe depois de um tempo, avaliarmos se atingimos os objetivos reais pretendidos”, comentou.
Já o petista Gleison Consalter, terá que fazer uma readequação nos horários das suas atividades profissionais, para participar das sessões nesse novo horário. “A medida é importante e necessária para a casa. Contudo será mais corrido, já que trabalho até as 14h45min, mas será possível fazer esse ajuste”, destacou.
Conforme Tassi, outra medida que será estudada é trabalhar em turno único, no mesmo horário que a prefeitura realiza seus trabalhos. “Essa medida é também um mecanismo que poderá reduzir os custos, mas também vai sincronizar os trabalhos com os da prefeitura. Muitas pessoas procuram a Câmara pela manhã, mas às vezes, elas também precisam de algum serviço do Executivo, então assim, elas teriam a disposição os dois espaços”, salientou.
Mudanças
Outra alteração é a distribuição do tempo durante a comunicação de líderes e de vereadores. Nesse novo modelo, todas as bancadas terão três minutos de espaço para explanar seus assuntos, diferentemente do anterior que possibilitava apenas a inscrição de cinco partidos. A comunicação de vereadores também teve aumento no tempo para cada inscrito, de cinco para sete minutos. O expediente pessoal não acontecerá mais e comunicação urgente de líderes poderá ser solicitada até a Ordem do dia.
Serviço
Em virtude do feriado do dia do trabalhador, na próxima quarta-feira, 1º de maio, a sessão que aconteceria nesse dia foi transferida para a terça-feira, 30 de abril, às 15h.