O presidente estadual do PSB, deputado federal Beto Albuquerque, recebeu na sexta-feira a visita do presidente estadual do PT, deputado Raul Pont. No encontro foram debatidas as conjunturas nacional e estadual. Raul Pont informou que, por decisão do Diretório Estadual, está realizando visitas a todas as direções dos partidos aliados para defender a manutenção da aliança para 2014, levando em conta a reeleição de Tarso Genro. “Reafirmamos nosso desejo de manter a aliança, colocando as vagas de vice-governador e Senado à disposição dos aliados”.
Beto Albuquerque, por sua vez, destacou que a definição nacional é que balizará o caminho do PSB no Estado. “Se o PSB optar por candidatura própria nacionalmente, precisaremos discutir os palanques em todos os Estados”, ponderou o socialista ao sinalizar que até outubro esta decisão poderá ser tomada. Beto ressaltou a importância de manter o diálogo, a relação fraterna e respeitosa com o PT. “Somos historicamente aliados, o PSB está no Governo do Estado. Mas, neste momento, é preciso ter paciência e aguardar a decisão nacional”, disse ao defender a candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República. “O PSB deve ter protagonismo e legitimamente discute esta possibilidade”, finalizou. O secretário especial do PSB/RS, Carlos Orling, disse que no Estado o caminho natural do PSB é permanecer na aliança que hoje Governa o RS. “Somente um fato novo como a candidatura própria a presidente é que nos tiraria deste curso natural”.
Seminário
Raul Pont aproveitou a visita para entregar o convite para o Seminário “Nova Geopolítica Internacional e Reposicionamento Brasileiro”, organizado pelo PT em comemoração aos 10 anos de governo e que terá a participação de Lula e da presidenta Dilma Rousseff. Beto Albuquerque informou que por conta da votação da MP dos Portos, marcada para segunda-feira, não poderá participar, mas garantiu que o PSB estará representado por um de seus dirigentes. Também participaram do encontro, que ocorreu no Escritório Parlamentar do deputado Beto Albuquerque, Porto Alegre, o secretário de Organização do PSB, Mário Bruck, e a secretária de Mulheres, Anabel Lorenzi. Da Direção do PT estiveram presentes a secretária geral do PT, Eliane Silveira, e o vice-presidente Carlos Todeschini.