Tassi avalia cinco meses na presidência

Mudanças no horário das sessões e no regimento interno fazem parte das primeiras ações no comando do Legislativo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ao fazer um balanço dos primeiros cinco meses do mandato como presidente da Câmara, o vereador Márcio Tassi, PTB, contabiliza como marca registrada da gestão a pontualidade no início das sessões plenárias. A rigidez no cumprimento do horário, que antes começava às 17h foi alterado para as 15h, é aprovada pela maioria dos vereadores. Para o petebista esse cumprimento é uma questão de respeito com os demais parlamentares. “Essa foi uma das minhas promessas como vereador eleito em consideração aos colegas e a comunidade que vem prestigiar as sessões. Pontualidade é sinal de respeito”, frisa o presidente. 

E a promessa vem sendo cumprida sem restrições desde que o petebista assumiu a presidência. Cinco minutos antes das sessões, o presidente começa a convocar os demais vereadores Um dos vereadores mais antigos da Casa e que muito lutou para que as sessões começassem no horário acertado, Aristeu Dalla Lana, PTB, diz que a postura do presidente o surpreendeu. “Pontualidade e assiduidade são questões que devem ser levadas em consideração, é o mínimo de respeito que nós vereadores devemos a comunidade que prestigia as sessões. E o presidente cumpriu com a palavra”, frisou o parlamentar.

Regimento Interno

Outras mudanças já foram colocadas em prática pelos 21 vereadores, como as alterações no regimento interno, que democratiza a participação dos vereadores nas sessões. De acordo com Tassi, a mudança era necessária em função da atual realidade no número de cadeiras no Legislativo. Um dos resultados foi a melhor distribuição do tempo nas sessões. “Antes eram 5 partidos que falavam na comunicação de líderes, agora nós vamos colocar todas as bancadas que vão poder se manifestar por três minutos. Aumentamos também o tempo da comunicação de vereadores de 5 para 7 minutos. Assim, a cada três sessões, haverá a possibilidade de se manifestar”, explica o presidente. Também foi excluído o Expediente Pessoal, que acontecia na última meia hora de sessão, depois da Ordem do Dia.  Além disso, os 10 minutos de comunicação urgente de líderes agora pode ser solicitado até a Ordem do Dia, a qual é finalizada com a votação. 

Novos Gabinetes e Painel Digital
Nestes cinco meses, a presidência entregou os oito novos gabinetes para acomodar os novos parlamentares que ficaram sem espaço. Receberam gabinetes novos os vereadores: Marcio Patussi (PDT), Claudia Furlanetto (PT), Ernani Laimer (PPS), Sidnei Ávila (PDT), Gleison Consalter (PT), Marcos da Silva (PP), Eduardo Peliciolli (PSB), Renato Tiecher (PCdoB) e Isamar de Oliveira (PT). Na obra também foram feitas melhorias na cozinha, área de circulação e banheiros. Além disso, está disponível no Plenário Sete de Agosto um moderno painel digital. Os parlamentares também contam com um novo sistema de informática, que gerencia as questões administrativas e o andamento das sessões.

 

Gostou? Compartilhe