Suspensa a etapa psicológica da eleição do Conselho Tutelar

Um dos candidatos selecionados não teria passado pelos testes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Comissão Eleitoral que conduz o processo de escolha dos conselheiros tutelares de Passo Fundo anulou a etapa psicológica porque um dos candidatos selecionados não teria feito um dos exames por possuir formação em Psicologia. O caso foi denunciado por outro candidato que não passou nesta avaliação e entrou com um recurso questionando a situação. Uma resolução deverá ser publicada nos próximos dias informando a nova data da etapa psicológica. 

A avaliação mental e psicológica é um dos critérios com caráter eliminatório no processo eleitoral do Conselho Tutelar. As entrevistas com psicólogos e psiquiatras foram realizadas em maio e no dia 03 de junho foi publicado o resultado com o nome dos candidatos selecionados. O prazo para recurso aconteceu entre os dias 04 e 05 de junho. Ontem (06), o presidente da Comissão Eleitoral, Evandro Carlos da Silva, comunicou que um recurso questionou a não aplicação de do teste psicológicos para um dos candidatos. “Um dos candidatos que não passou na etapa informou, através do recurso, que outro candidato não foi submetido ao exame por possuir formação em Psicologia e questionou a situação. A equipe de profissionais que aplicou os exames confirmou o caso”, explicou Silva.

A Comissão Eleitoral decidiu anular imediatamente esta fase da seleção e todos os 48 candidatos terão que refazer os testes. “Estamos anulando apenas a etapa psicológica. O resultado da etapa psiquiátrica continua valendo. Entendemos que todos os candidatos devem passar pelos testes independentemente da sua formação profissional. Primamos pela transparência deste processo eleitoral, por isso tomamos a decisão”.

Silva informou que a Comissão solicitou à Prefeitura a contratação de outra equipe de psicólogos para aplicar novamente os testes e a data será divulgada nos próximos dias, através da publicação de uma resolução disponível no site www.pmpf.rs.gov.br. O curso preparatório não acontecerá mais nos dias 07 e 08 de junho. O cronograma inicial deverá ser alterado, no entanto, a data da eleição prevista para o dia 07 de julho tentará ser mantida.

 

Gostou? Compartilhe