Estado recebe Prêmio da ONU pelo Sistema de Participação Popular e Cidadã

No total, 28 países foram reconhecidos com premiações em cinco diferentes categorias.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em cerimônia na tarde dessa quinta-feira (27), em Manama, capital do Bahrein, o Rio Grande do Sul recebeu o Prêmio da ONU ao Serviço Público pelo Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. A entrega da premiação ao projeto gaúcho reuniu cerca de 600 pessoas. No total, 28 países foram reconhecidos com premiações em cinco diferentes categorias. 

A cerimônia foi antecedida de uma mesa de autoridades formada por representações de 11 países, presidida pelo subsecretário de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Sha Zukang, que é também Secretário-Geral da Rio+20. Os governantes deram o aval de seus países a uma série de recomendações aprovadas durante as atividades que compuseram a semana do Prêmio ONU ao Serviço Público, iniciada na última segunda-feira (24). 

O prêmio do Rio Grande do Sul - simbolizado em troféu e certificado concedidos pelas Nações Unidas - foi recebido pelo diretor do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Davi Schmidt, e pelo presidente do Fórum dos Coredes, Hugo Chimenes. "Aqui, testemunhamos que há pelo mundo uma verdadeira irmandade tentando encontrar mecanismos que auxiliem os países na busca de transparência e diminuição da burocracia, e esperando que a ONU seja a mensageira de soluções para a participação da população nos governos governos", avalia Schmidt.

Após a premiação, a Onu deve trabalhar com a divulgação dos projetos reconhecidos como uma espécie de referência para outros países que busquem avanços para a melhoria dos serviços públicos e na inovação em estruturas de transparência e participação social.

 

Gostou? Compartilhe