Pontos de coleta para medicamentos vencidos

A ideia é de que as farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos em operação no município, disponibilizem espaços adequados em seus estabelecimentos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O vereador Ernani Laimer (PPS) protocolou projeto de Lei em que sugere a devolução de medicamentos vencidos ou deteriorados aos estabelecimentos que os comercializam e sua correta destinação final no município de Passo Fundo. A ideia é de que as farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos em operação no município, disponibilizem espaços adequados em seus estabelecimentos para receberem em devolução, os medicamentos com data de validade vencida ou medicamentos deteriorados e inservíveis ao uso pela população, evitando intoxicações com seu uso inadequado ou seu descarte indevido no meio ambiente. Após sua devolução, o proponente explica que, os medicamentos serão acondicionados em embalagens próprias, separadas de outros tipos de resíduos e recolhidos pelas Concessionárias que opera a Coleta de Resíduos Sólidos e encaminhados para sua destinação final adequada.

O vereador salienta que os espaços reservados para a recepção dos medicamentos devolvidos devem ser localizados em pontos de fácil acesso aos clientes e consumidores dos estabelecimentos e identificados através de cartazes com os dizeres: ‘Devolva aqui os medicamentos vencidos ou deteriorados, evite intoxicação ou contaminação do meio ambiente’.

Laimer lembra que quase todo mundo já comprou medicamento um dia, e sobrou um pouco de xarope no vidro ou alguns comprimidos na cartela e até ampolas de injetáveis que não foram mais usadas. “Tempo depois percebeu que o prazo de validade venceu e o medicamento não pode mais ser consumido. O que fazer com os remédios vencidos? Nestes casos, o jeito é jogar fora, tudo no lixo comum ou no vaso sanitário? Não. Podemos imaginar os impactos negativos desses produtos químicos na natureza, nos rios, nos solos e para os animais”, salienta o vereador.

 

Gostou? Compartilhe