Um dos principais assuntos que fez parte da comunicação dos vereadores na sessão plenária de ontem, na Câmara, foram as alterações no trânsito no bairro Vera Cruz. Dentro das discussões, o principal ponto de embate foi quem é o responsável pelos estudos e pela aplicação das alterações que aconteceram na última semana. Diversos vereadores da base do governo mostraram-se favoráveis a manifestação dos moradores e chamaram atenção para o prejuízo que o comércio local pode ter com a redução do estacionamento nesse local.
Destacaram, também, a falta de estudo que as alterações no trânsito irão impactar no comércio e na comunidade como um todo, fazendo críticas a administração anterior. Sidnei Avila, PDT, chamou atenção dos colegas afirmando que as alterações, seja de sinalização, paradas de ônibus, estacionamento são atribuições aplicadas pela administração atual e não são oriundas de decisões de gestões passadas. Alex Necker, PCdoB, afirmou que os moradores do Vera Cruz serão recebidos pelo prefeito, na manhã desta terça-feira, e um documento com a assinatura de diversos vereadores será entregue apoiando a demanda da comunidade. Além da região do bairro Vera Cruz, foi inserido no documento a alteração da redução do estacionamento entre as ruas Eduardo de Brito e Uruguai.
Cooperativismo
O vereador Alberi Grando, PDT, foi o orador do Grande Expediente e trouxe o cooperativismo como tema central no seu tema. Grando ressaltou a importância dessa prática, destacou alguns exemplos de cooperativas presentes no município e no Estado. Contudo, o principal o objetivo do parlamentar em trazer esse tema para o plenário é a iniciativa de reativar a Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo. Segundo Grando, a frente pretende estimular a criação de novos sistemas cooperados em diversas áreas em Passo Fundo.