Uma moção de apoio à criação dos cursos superiores em Engenharia Mecânica e Civil no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense, IFSUL, será protocolada pelo vereador Wilson Lill, PSB e deverá receber o apoio dos demais parlamentares. De acordo com o Diretor Geral do campus IFSUL Passo Fundo, Alexandre Pitol, os cursos já estão com os projetos elaborados e deverão receber aprovação do Conselho Superior do instituto na reunião que deverá acontecer nos dias 26 e 27 desse mês, que pela primeira vez será sediada em Passo Fundo.
A expectativa, se aprovada a proposta, é a abertura de 40 vagas para cada um dos cursos, que serão oferecidos no processo seletivo do instituto e através da seleção do Sisu, e gratuitos para a população. O diretor destaca que a tentativa de trazer as duas engenharias é ousada, mas ele enfatiza que houve um amadurecimento do campus Passo Fundo, principalmente na infraestrutura que o IFSUL oferece e na qualificação do corpo docente. Além disso, outro motivo que fortalece a possibilidade de trazer as duas graduações é o polo de desenvolvimento dessas duas áreas na região. “Nossa localização nos privilegia. Não recebemos apenas o passo-fundenses, mas recebemos alunos de toda a região que vem até a cidade pela qualificação que os cursos daqui oferecem”, diz.
Outro aspecto importante da engenharia civil, por exemplo, é a estratégia geográfica regional. De acordo com ele, em toda a região Norte do Estado não é oferecido a graduação em engenharia civil em nenhuma instituição de ensino pública, e esse pode ser um diferencial para aprovação do curso. Para expor todo esse processo, o vereador Lill, chamou os vereadores para uma reunião na tarde de ontem, que contou com a apresentação da estrutura do campus e com o andamento da vinda dos cursos para a cidade pela direção do IFSUL. Lill chamou a atenção dos colegas para somar esforços no apoio na criação das graduações. Conforme ele, assim como a vinda do curso de medicina pela Universidade da Fronteira Sul para a cidade, os cursos de engenharia em uma instituição pública como o IFSUL trariam imensas oportunidades para a comunidade e para a região.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já