Na última terça-feira, 13/08, a vereadora Claudia Furlanetto participou de uma reunião solicitada pelo Núcleo de Estudos sobre Educação de Surdos- NESS, com a promotora Ana Cristina Ferrareze Cirne, para apresentar o projeto de implantação de uma escola Bilíngue no município. Além de representantes da comunidade surda de Passo Fundo, também participaram representantes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos – APAS, Associação dos Surdos de Passo Fundo – ASPF, Associação dos Tradutores-Intérpretes de Língua de Sinais - ATILS, 7ª CRE e SME.
Na oportunidade a comunidade surda explicou a importância da implantação de uma Escola Bilíngue Libras-Português e, relataram um pouco da história que o movimento realiza há anos em Passo Fundo, explicaram como o funciona as Politicas Públicas e Legislação de direitos dos surdos.
Depois de escutar todos os relatos a promotora Ana Cristina Ferrareze Cirne, informou a todos, que serão solicitadas informações para 7ª CRE e SME, referente ao assunto e, também um posicionamento referente ao projeto da Escola Bilíngue, considerando os documentos que já foram entregue.
Na ocasião a vereadora Claudia recebeu uma cópia do projeto que contem a proposta de implantação da Escola Bilíngue para Passo Fundo, o qual Claudia Furlanetto na tarde de quinta-feira, 15/08, entregou nas mãos da pessoa responsável pelo tema no MEC. Pois a vereadora foi para Brasília, participar da audiência pública que discutiu a Violação dos direitos das APAEs - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no Brasil e a Escola Bilíngue para Deficientes Auditivos.
Conforme a vereadora Claudia Furlaneto participar desse momento e, poder fazer uma defesa dessas causas foi emocionante. “Fiquei emocionada em fazer uma defesa sobre questões dos direitos de todas as pessoas independendo as condições e, em relação à Escola Bilíngue, defendo, que é responsabilidade do estado à garantia da alfabetização dos sujeitos surdos em sua língua materna, assim como todos nós ouvintes o tivemos. Enfim, fui compreendido pelos diversos estados representado e, os parlamentares presentes na audiência. Muita emoção de ver as pessoas unidas por uma causa mais que justa”, destacou Claudia.