Os vereadores da bancada de oposição na Câmara de Vereadores tem consciência da função que devem exercer enquanto oposição. No entanto, se dividem em relação ao real papel que estão desempenhando neste momento. Alguns acham que o caminho está correto e outros, nem tanto. O radicalismo é uma característica que procura ser evitada. Segundo eles, votar contra projetos do Executivo simplesmente por ser oposição não é uma das suas atribuições.
O grupo procura focar na avaliação das propostas que beneficiem a população. Outro aspecto é o respeito as ideologias partidárias e particulares de cada membro da bancada. O pouco tempo de atuação no Legislativo e tramitação de projetos pouco polêmicos é uma das justificativas para uma atuação mais moderada da oposição no plenário. Esse perfil pode ser observado ao longo dos sete meses de trabalho da casa. Nessa perspectiva é possível observar também as características das siglas que compõem o grupo. Os petistas na opinião de todos são os mais incisivos e críticos.
Já os pedetistas procuram ser mais ponderados, com exceção do vereador Sidnei Ávila, que claramente procura ser mais crítico. Também com perfil ponderado e ultimamente se posicionando na mesma linha da bancada governista, o PSB parece apresentar um distanciamento da oposição, mas segundo os dois vereadores da sigla essa postura é uma característica própria do partido. Eles procuram criticar menos e apresentar propostas abordando melhorias para a cidade.
A liderança do grupo foi é questionada pelos parlamentares. De acordo com eles a bancada precisa de um agente norteador, ou seja, um perfil mais incisivo, crítico, mas principalmente que procure guiar o grupo nas discussões e posicionamentos no plenário. Procurando compreender a articulação interna da bancada, os problemas, potencialidades e a atuação deles como oposição, os vereadores componentes fazem uma avaliação desses pontos e divergem entre si quanto ao cumprimento do seu papel, articulação e unidade na defesa de alguns pontos.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já