PDT realiza congresso nacional em Brasília

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As Reformas de Base – conjunto de medidas que em 1964 o presidente João Goulart anunciou no histórico comício do dia 13 de março, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, poucos dias antes do golpe militar – servem de inspiração temática para a segunda fase do V Congresso Nacional que o PDT realiza desde ontem em Brasília. A primeira fase foi realizada em 2011, em Porto Alegre, durante as comemorações dos 50 anos da Legalidade. Do Rio Grande do Sul, o presidente estadual, Romildo Bolzan Júnior, lidera a delegação de 52 delegados e membros do Diretório Nacional, totalizando 70 pessoas. O encontro será na Câmara dos Deputados.

Doze temas estratégicos
Educação; saúde; seguridade social; economia; infraestrutura urbana e rural; trabalho, emprego e renda; ciência, tecnologia e energias renováveis; agricultura e meio ambiente; esporte, cultura, turismo e lazer; comunicação; direitos humanos e cidadania; segurança pública, organização partidária e reforma política formam os 12 temas estratégicos que o partido começou a discutir há dois anos, na primeira etapa do Congresso. Agora, após a apresentação dos relatórios dos grupos temáticos, o plenário vai deliberar sobre as proposições encaminhadas.

Sob a reflexão das Reformas de Base propostas pelo ex-presidente João Goulart, o evento retomará a discussã dos eixos “O Trabalhismo no Século XXI: Desafios à nova ordem política, econômica e social” e “Soberania Nacional e Conjuntura Internacional”. Conforme o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, a formulação e aprovação das teses de cada um dos temas propostos será uma tarefa compartilhada com todas as instâncias partidárias. “Essa fase visa reafirmar os princípios históricos e as diretrizes políticas do trabalhismo para o Brasil e o mundo”.

 

Gostou? Compartilhe