Na manhã de sábado (24) aconteceu a primeira reunião do Conselho Político Partidário de Passo Fundo. O Conselho, formado pelos presidentes dos 16 partidos que compõem a base do governo municipal, tem como objetivo a participação no processo democrático de acompanhamento da administração pública, bem como levar ao conhecimento de toda a comunidade, as ações desenvolvidas pela Prefeitura.
Neste primeiro encontro, os presentes acompanharam uma explicação sobre os programas de governo lançados até o momento, tiraram dúvidas sobre os mesmos e deram sugestões para a realização de ações governamentais. “É importante que os presidentes dos partidos políticos que fazem parte da base governamental fiquem sempre por dentro das ações desenvolvidas pelo Executivo, para que possam levar essas informações ao conhecimento dos demais membros de suas siglas e de toda a população. Além disso, é fundamental discutirmos juntos os rumos do governo”, destacou Ginez de Campos, coordenador do Conselho.
O Gerente de Programas do governo, Diorges Oliveira, falou sobre os 11 programas já lançados pela atual administração, e destacou que no total, serão 22 programas , que devem atender aos anseios das pessoas. Diorges, contou que a Prefeitura desenvolveu uma ferramenta de gestão para controlar o andamento de cada programa. “Em cada secretaria, existe um gerente operacional que é responsável pelo andamento dos programas. É importante sabermos a cada dia, como estão sendo desenvolvidas as ações determinadas, como estão sendo cumpridas as metas”, explicou Diorges.
Os 11 programas lançados desde o início do ano pelo Prefeitura são: Prefeitura no Interior, Vacinação em Casa, Meu Bebê Meu Tesouro, Cidade Luz, A Maior Obra é Você, Uma Criança Uma Árvore, Uniforme Escolar, Conhecendo Passo Fundo, Tô Dentro, Terceira Idade Digital e Cuidando da Gente.
Como sugestão para a próxima reunião, ficou a avaliação sobre o trabalho que cada secretaria, autarquia e demais órgãos ligados ao executivo já desenvolveram, e também a aproximação do Conselho Político Partidário dos demais conselhos constituídos na cidade. “Pretendemos ouvir os conselhos, inclusive o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Sem dúvidas, eles podem auxiliar com ideias positivas que podem ser aplicadas para melhorar a cidade como um todo”, finalizou Ginez.