Na reunião realizada na última quarta-feira, 11, presidida pelo deputado estadual Diogenes Basegio, com o comandante geral da Brigada Fábio Duarte tratou sobre a reativação do Posto Móvel Comunitário nos bairros da cidade. A solicitação foi feita pelo presidente da União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf), Marcos Tumelero ,que também estava presente. A atividade funcionou por dois anos, de 2010 a 2012, mas foi interrompida por problemas mecânicos no veículo antes utilizado.
Em defesa pelo serviço, Basegio destacou que esse tipo de atendimento facilita o acesso das comunidades à polícia, além de melhorar a segurança nos bairros. “O posto móvel percorria a cidade para diagnosticar e adotar providências em relação às questões de segurança. Estamos representando 97 bairros de Passo Fundo, desde que o serviço foi interrompido, os moradores nos pedem para que o veículo volte a circular”, afirmou Basegio.
Marcos Tumelero relatou que a sensação de segurança das comunidades com a viatura era maior. “São frequentes os pedidos que recebemos para que o serviço volte. Com a viatura circulando e atendendo os bairros, a própria relação da comunidade com a polícia foi aprimorada”, disse Tumelero. O comandante da BM explicou que, no momento, não há disponibilidade para atender a demanda. Mas, o encaminhamento deve ser entregue ao Comando Regional para buscar alternativas que viabilizem a aquisição de um novo veículo.