Rede Sustentabilidade ameaçada

Nova sigla de Marina Silva pode não ter aprovação do TSE

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Rede Sustentabilidade, nova sigla de Marina Silva, pode não ter aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o próximo dia 05 de outubro. A data é o limite para aprovação de novas siglas que desejam lançar candidatos nas próximas eleições. O TSE tem quatro reuniões até a data final para oficialização das novas siglas e a Rede não está na pauta dessas reuniões.

O número de apoios necessários para a validação da sigla é outro impedimento do grupo. Até o momento a Rede conseguiu 440 mil apoios certificados, enquanto o mínimo necessário são 492 mil apoios. Cerca de 130 mil assinaturas foram invalidas. Fato considerado, pelo grupo, sem fundamentação legal. Diante disso, outra denuncia feita é em relação a demora na certificação das assinaturas pelos cartórios eleitorais.

O prazo para o encaminhamento das listas pelos TREs é de 15 dias. Cerca de 80 mil assinaturas aguardam certificação. Com as denuncias feitas pelo grupo, a ministra Laurita Vaz, corregedora-geral eleitoral, determinou aos TREsa publicação imediata do edital que da publicidade às listas ou formulários de apoios apresentados pelo Rede Sustentabilidade.

Gostou? Compartilhe