Recadastramento dos eleitores de Ernestina vai até o final do mês

Título eleitoral será cancelado caso o eleitor não passe pelo recadastramento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eleitores de Ernestina devem passar pela revisão dos dados eleitorais até 30 de outubro. Até agora cerca de 58,4% dos eleitores passaram pelo recadastramento, correspondendo a um total de 1.585 eleitores do total de 2.731 eleitores do munícipio. Conforme esses números, cerca de 1.146 eleitores ainda estão com sua situação pendente e devem comparecer ao cartório eleitoral até o próximo dia 30. O cartório realizou uma ação de recadastramento na prefeitura de Ernestina, nos dias 14 e 15 de setembro, procurando atualizar os dados eleitorais do público mais idoso com dificuldade de se deslocar até Passo Fundo.

De acordo com a Chefe do Cartório Eleitoral, Cristina Bohrer, mesmo faltando poucos dias da data final para o recadastramento o cartório não está registrando um fluxo significativo de eleitores de Ernestina. Ela explica que o eleitor que não passar pelo recadastramento até a data definida terá seu título cancelado. 

Além de Ernestina os eleitores de Mato Castelhano também estão passando pelo recadastramento Biométrico, mas o prazo para atualização dos dados é maior e se estende até 18 de dezembro. O total de eleitores da cidade são 2.602, e até agora apenas 402 eleitores compareceram ao cartório, representando 15,5% do total de eleitores de Mato Castelhano.

Passo Fundo e Pontão ainda não tem previsão de datas para a revisão dos dados eleitorais da população. A perspectiva é que até o final do ano os municípios de Mato Castelhano, Coxilha e Ernestina deverão estar com os dados eleitorais revisados.

Título cancelado
O eleitor com título cancelado não poderá fazer passaporte, CPF, obter empréstimos em bancos, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula, entre outros problemas.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe