Filiação de vereadores no Solidariedade acontece hoje

Presidente estadual do novo partido, Claudio Janta deve oficializar filiação dos vereadores em um ato ao meio dia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A filiação dos vereadores Paulo Pontual (PP) e Renato Tiecher (PCdoB) no Solidariedade deve acontecer nessa sexta-feira. De acordo com o presidente da executiva estadual, vereador de Porto Alegre, Claudio Janta, a desfiliação dos vereadores foi comunicada à executiva estadual na tarde de ontem e a filiação no novo partido deve acontecer em um ato ao meio-dia dessa sexta-feira. Além deles, o convite para filiação ao partido foi direcionado para alguns secretários sem filiação partidária, ao articulador político Ronaldo Rosa e ao prefeito Luciano Azevedo, que poderá acontecer em outro momento. Conforme Janta, o próximo passo para construção do Solidariedade em Passo Fundo, após a filiação dos vereadores e dos demais convidados a ingressarem no partido, será a formação de uma comissão provisória com essas pessoas.

Nesse período, o principal objetivo da executiva estadual é a filiação de pessoas com mandatos. Até o dia 20, há a possibilidade de ingresso ao Solidariedade sem a perda do mandato, por isso a executiva estadual está percorrendo todo o Estado em busca de adesões. “Estamos correndo contra o tempo para conseguir filiar as pessoas que tenham mandatos políticos e com isso formar um partido com força e sustentação”, destacou Janta.

Sobre o racha
Sobre o possível afastamento de Ronaldo Rosa e do seu grupo, diante da pretensão dos vereadores Paulo Pontual e Renato Tiecher comandarem o partido, Janta esclarece que o objetivo não é criar atritos nessa construção, mas lembrou que em um partido político se discute política. “Dentro de uma nova sigla deve-se discutir política e não se retirar para não haver desgaste”, destaca. Além disso, ele comenta que na primeira reunião não foram discutidas funções relacionadas ao partido em Passo Fundo, apenas foi dialogado quanto a filiação dos interessados, principalmente daqueles com mandatos, já que esse é o principal objetivo do Solidariedade. “Nosso objetivo é levar o prefeito Luciano Azevedo a conversar com o presidente da executiva nacional, Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força Sindical), em Brasília ou em São Paulo e trazer pessoas com mandato político ao partido”. Diante disso, a discussão quanto a funções e o comando do partido não são prioridades agora. Janta ainda frisa que a vinda dos vereadores para o partido, está dentro de uma estratégia mais ampla que significa trazer sustentação e torná-lo uma força política. “Já somos a quinta força política na Câmara Federal, por isso o ingresso dos vereadores Paulo Pontual e Renato Tiecher são essenciais para o crescimento do partido são essenciais nesse contexto”.

 

Gostou? Compartilhe