O II Encontro Regional do PSB/RS ocorreu em Passo Fundo neste sábado (19) e reafirmou mais uma vez a disposição dos socialistas gaúchos de eleger Eduardo Campos à Presidência da República em 2014. Lideranças de 31 municípios enfatizaram a prioridade da eleição nacional e, nesse sentido, a necessidade de buscar, aqui no Rio Grande do Sul, palanques que possam dar sustentação à candidatura nacional socialista. Os gaúchos também buscarão alianças que garantam vaga na majoritária, preferencialmente ao Senado. O encontro reuniu socialistas do Planalto Médio, Alto Uruguai, Nordeste e Altos do Botucaraí.
A tese da candidatura própria aqui no Estado não está encontrando apoio das bases presentes aos encontros, mas os socialistas manifestam majoritariamente o desejo de eleger Eduardo Campos presidente do Brasil. O fortalecimento das nominatas para deputado estadual e federal também foi destacada como objetivo para o crescimento do partido.
O presidente estadual do PSB/RS, deputado federal Beto Albuquerque, afirmou que chegou a hora de ter protagonismo. “Estamos construindo uma candidatura vitoriosa. Cerca de 60% da população quer mudança, quer o novo, não quer mais esta continuidade”, adiantou. Beto finalizou avaliando que o PSB vive um momento único, de novas oportunidades. Destacou que não é hora ainda de falar em apoios e nomes. É preciso aguardar a evolução do quadro político.
Participaram do encontro o vice-governador do RS, Beto Grill, o deputado federal José Stédile e o deputado estadual Miki Breier, que também apoiam a priorização da candidatura nacional. Grill avaliou que a decisão do PSB é fundamental para o crescimento do partido. “Vivemos um momento único e temos uma grande tarefa, um trabalho grandioso. O PSB vai participar do grande debate nacional e dar visibilidade às nossas bandeiras.”
O encontro também foi prestigiado pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. Diversos outros dirigentes estaduais do PSB e representantes dos movimentos organizados do PSB também se manifestaram favoráveis ao posicionamento estratégico debatido.