Convidado pela diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, o deputado Diogenes Basegio, PDT, palestrou durante a reunião-almoço da entidade e falou sobre os projetos e realizações por Passo Fundo e pelo Estado. Basegio iniciou sua apresentação ressaltando a função dos deputados estaduais e destacou a importância de que a cidade tenha um representante na esfera estadual. Em seu pronunciamento apresentou as demandas obtidas em prol dos hospitais São Vicente de Paulo e da Cidade através da liberação de recursos do governo estadual para aquisição de equipamentos.
Também lembrou da intervenção nas secretarias de estado para a retomada da obra da UBS no bairro Jerônimo Coelho e liberação dos R$ 450 mil para a construção da UBS da Vila Nova. E relatou ainda sua defesa para a garantia de incentivos fiscais à empresa Manitowoc, sua participação buscando recursos e apoio de lideranças para instalação do curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul no município e sobre a reunião que coordenou entre o um grupo de empresários e entidades regionais em Brasília, com o Ministro da aviação Moreira Franco que já garantiu a inclusão do aeroporto de Passo Fundo para processo de licitação em março de 2014.
Além disso, o parlamentar detalhou todos os projetos de lei de sua autoria e ao final da atividade reiterou a sua disposição para trabalhar em prol das causas de Passo Fundo e da região e apresentou um vídeo encerrando a sua participação com a frase “Acredito que nunca devemos deixar de acreditar”.
Homenagem
A CDL Passo Fundo prestou homenagem ao deputado com a entrega de uma placa da entidade que foi entregue pelo jornalista Lasier Martins que prestigiou a palestra. O presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Vilson Noer agradeceu ao parlamentar pelo seu posicionamento e atuação favorável ao projeto que susta o ato normativo do governo estadual que estabelece um diferencial de alíquota de 5% do ICMS sobre as mercadorias provenientes de outros Estados para as micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional, o “imposto de fronteira”. “Teu posicionamento salvou empregos, salvou empresas. São mais de 500 mil pessoas envolvidas com as micro e pequenas empresas. São famílias que dependem do seu negócio. Seu trabalho foi decisivo na votação na Assembleia”, afirmou Noer.
A presidente da entidade promotora, Zoila Medeiros ao fazer a apresentação do parlamentar destacou a atuação do deputado nas demandas de interesse da cidade e do setor. “Com o trabalho do Dr. Basegio na Assembleia Passo Fundo está representado e nós lojistas temos sim um verdadeiro representante no parlamento”, disse. A reunião almoço promovida pela CDL teve o apoio da ACISA, Associação de Micro e Pequenas Empresas, Sincomércio, Sindicato Rural, Sincogêneros, Sidivest e Sinduscon.