Deputados incluem voto facultativo na PEC da Reforma Política durante última reunião de trabalho do grupo
Voto facultativo é incluso na proposta de Reforma Política que será enviado ao plenário no início de novembro. A proposta foi decidida na reunião do grupo de deputados, que estuda e tenta chegar a um consenso em torno de uma proposta de reforma política. Os parlamentares resolveram também estabelecer um teto para o financiamento de campanha, independentemente da origem do dinheiro. Pelo acordo, o teto será definido a cada campanha eleitoral. O grupo tenta desde agosto entrar em consenso sobre pontos como o financiamento de campanhas eleitorais e o sistema de eleições proporcionais. Na última reunião, os parlamentares conseguiram chegar a consenso quanto alguns pontos geradores de impasse.
A proposta do voto distrital proporcional de eleição foi incluída com o objetivo de trazer aproximação com o eleitor e reduzir custos de campanhas. Com isso, os estados poderão ser divididos em distritos e os deputados sejam eleitos de acordo com a proporção do número de votos nestes limites.
A expectativa de conclusão do texto deve ser na próxima quinta-feira (31), quando acontece a próxima reunião do grupo. Segundo Cândido Vaccarezza (PT-SP) após a conclusão do texto a PEC será encaminhada para que o debate em plenário comece em novembro. Mesmo que as discussões em plenário aconteçam no próximo mês, alterações no sistema político serão votadas apenas em 2014.
Voto facultativo incluso na PEC da Reforma Política
· 1 min de leitura