Grupo de Trabalho que estuda a acessibilidade no município realizou vistoria em alguns órgãos públicos verificando as condições de acesso aos portadores de necessidades especiais. A vistoria aconteceu na quinta-feira (7) e contou com a participação do GT e do Ministério Público. A vistoria foi apontada durante a primeira reunião do grupo, quando foi definida a expedição de um mandado de diligência pelo MP. A partir disso, locais como a Av. Brasil, calçada do lado esquerdo no sentido Petrópolis – Boqueirão, no trecho entre as ruas General Netto e Teixeira Soares, assim como no lado oposto da Av. Brasil, no prédio que abriga o Juizado Especial, o Balcão do Consumidor e o Balcão do Idoso foram vistoriados. Acompanharam a diligência o representante da APACE, Fábio Flores, os colaboradores Silvana Heinz e João Cesar Quevedo e a vereadora Cláudia Furlanetto.
O grupo irá permanecer realizando encontros todas as quintas-feiras à tarde.Conforme a coordenadora do GT, vereadora Claudia Furlanetto, a ideia é dar inicio a uma discussão direcionada a ações efetivas.“A necessidade hoje é começar a agir e transformar os espaços, adaptar o que não é adaptado, melhorar o que esta ruim e principalmente fazer a fiscalização”. Nessa perspectiva, ela explica que a intenção é juntamente com poder público, promotoria, entidades ecidadãos, trabalhar para o desenvolvimento da acessibilidade universal. “Esse assunto já vem sendo discutido há muitos anos, mas infelizmente ainda não se conseguiu sair da discussão, então um dos objetivos principais é realmente partir para a ação”, destacou.
O promotor Paulo Cirne, também destacou a dimensão dos problemas relacionados a acessibilidade, mas ressaltou que eles não serão resolvidos em um curto espaço tempo. Ainda, elencou que algumas ações já foram feitas e pequenos resultados já aconteceram. “Vamos focar no preventivo e ao mesmo tempo no corretivo, não trabalhar só com a ideia da correção, mas já pensar em fazer algo para não aumentar os problemas para serem resolvidos no futuro” disse.
A segunda reunião do grupo acontece em dezembro e deverá apresentar os dados da vistoria para o SINDUSCON, CDL e as secretarias municipais, SMO, SMF, SEPLAN, STSG e STSP.