Saul Spinelli é empossado secretário da SEMCAS

Saul Spinelli assumiu nesta terça-feira a Secretaria de Cidadania e Assistência Social com a proposta de ampliar a emancipação de quem está vulnerável

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prefeito Luciano Azevedo oficializou na manhã de ontem a primeira mudança no seu secretariado desde que assumiu o Executivo municipal em janeiro. Saul Spinelli, conforme já havia sido anunciado, é o novo secretário de Cidadania e Assistência Social e substitui Neli Formigheri. Durante a posse, Luciano enfatizou que o principal objetivo da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) será o de propiciar aos usuários a possibilidade de se emanciparem. 

No primeiro pronunciamento como secretário, Spinelli destacou a oportunidade de trabalhar a favor das pessoas e a gratidão à família, a Clóvis Sebben que deu a ele a oportunidade do primeiro emprego e também a Júlio Rosa que sempre o apoiou como líder comunitário. O principal desafio proposto pelo prefeito foi o de trabalhar de forma que a Semcas seja um meio de emancipação para as pessoas em situação de vulnerabilidade e não tenha apenas o caráter assistencialista. “Vamos respeitar os técnicos que atuam na Semcas e trabalhar juntos para emancipar as pessoas seguindo a orientação do prefeito”, reforça.

Situação
O prefeito Luciano Azevedo enfatizou que Spinelli receberá a secretaria em condições melhores do que ela estava no início do mandato. Segundo ele, as casas de acolhimento mantidas pelo município estavam à beira de um colapso devido à falta de profissionais adequados para o atendimento. Ele explicou que um grande trabalho foi feito para possibilitar que os profissionais já concursados pudessem assumir e dar um novo fôlego a esse trabalho e melhorar a situação. Azevedo disse confiar nas pessoas que trabalham com ele e que luta para manter o grupo estabelecido para o primeiro escalão. Também destacou estar satisfeito com o trabalho de todos.

Emancipação
Segundo Azevedo o nome de Spinelli foi consenso entre ele e o vice Juliano Roso. Entre os desafios propostos, está o de trabalhar muito próximo a toda a equipe técnica existente na Semcas e o de propiciar a emancipação das pessoas para que possam não depender mais do estado. Isso se dará por meio do fortalecimento das ações profissionalizantes nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e pelo estreitamento das relações com serviços que congregam vagas de emprego nas mais diversas áreas. “Esse encaminhamento poderá consolidar a independência das pessoas”, conclui Spinelli.

Gostou? Compartilhe