Neri Gomes é o novo presidente do diretório municipal do PT. Ele foi eleito domingo (24) com 352 votos e deverá conduzir o partido pelos próximos quatro anos. A posse deve acontecer no dia 10 de dezembro, mas antes disso Gomes já começa a estabelecer uma série de articulações, entre a bancada na Câmara de Vereadores, partidos que compõem a base do governo federal e estadual e com os militantes com o intuito de desenvolver política de aproximação. Esse foi o principal tema debatido no processo eleitoral, já que o sentimento é de que o partido se afastou das bases.
Para iniciar esse processo, uma reunião com os vereadores do partido, estava marcada para acontecer no final da tarde de ontem e tinha o intuito de pensar uma ação de forma conjunta, observando tanto as demandas dos vereadores no Legislativo, como as políticas municipais que estão sendo estabelecidas. A ideia é que o partido assessore seus vereadores, além de acompanhar e contribuir na atuação deles, principalmente, repassando informações. Outro objetivo é pensar em uma pauta articulada observando os principais problemas e demandas levantadas pelos parlamentares.
Em relação aos próximos períodos eleitorais que se aproximam, Gomes pretende estabelecer uma agenda de debates com os partidos que compõem a base do governo federal e estadual. Um dos seus grandes desafios que a nova direção tem pela frente é mobilizar o partido para buscar a reeleição de ambos os governos. Para fortalecer isso, a direção nacional do partido alterou a data de posse das novas direções, que deveriam acontecer em fevereiro para dezembro, para que possam concentrar articulação no processo eleitoral do próximo ano.
Já observando as demandas levantadas pelos militantes durante o processo eleitoral do partido, Gomes destaca que será apresentado um calendário de debates com os filiados, quando todo mês o partido deverá realizar debates nos bairros do município. “A aproximação com os filiados foi uma das principais cobranças deles e por isso vamos sair das quatro paredes e trabalhar diretamente com as pessoas nas suas comunidades”.
Números
O PT de Passo Fundo tem mais de dois mil filiados, desses 1.035 estavam aptos a participar do processo, mas somente 658 compareceram. O adversário de Gomes, Adelar Aguiar fez 294 votos.