Recadastramento dos eleitores de Mato Castelhano vai até quarta-feira

Prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Mato Castelhano encerra na quarta-feira (18), mas apenas pouco mais de 60% compareceram no cartório eleitoral

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O prazo final para o recadastramento biométrico dos eleitores de Mato Castelhano encerra na quarta-feira (18), mas pouco mais de 60% do eleitorado compareceu ao Cartório de Passo Fundo.  De acordo com a chefe da Zona Eleitoral 128, Cristina Boher, o município possui 2.602 eleitores, mas apenas 61,67%, um total de 1.602 eleitores, fizeram a revisão dos dados eleitorais. Ao todo 38,43%, cerca de mil eleitores, ainda estão com a situação pendente faltando poucos dias do prazo final da revisão. Cristina afirma que o movimento está baixo, diante da proximidade do encerramento do período para efetuar o recadastramento.  Os eleitores devem ficar atentos e comparecerem no cartório eleitoral para evitar filas e a consequente demora no atendimento. Segundo ela, os horários com maior movimentação acontecem no início da tarde. Para ampliar o espaço de tempo disponível, o serviço de atendimento ao eleitor também abriu no primeiro sábado de dezembro (7).

Cancelados

O município de Ernestina encerrou o recadastramento no final de outubro e contabilizou 181 títulos cancelados. Esses eleitores devem regularizar sua situação comparecendo ao cartório eleitoral com a documentação exigida. Caso não compareçam, o cancelamento do título irá gerar uma série de impedimentos, como a impossibilidade de fazer passaporte, CPF, obter empréstimos em bancos, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrículas em instituições de ensino, entre outros problemas.

Revisados

Cristina destacou que em 2013 três municípios da Zona 128 estarão totalmente revisados: Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano. Para o próximo ano apenas Passo Fundo e Pontão deverão realizar a revisão biométrica do eleitorado. A meta nacional pretende recadastrar até as próximas eleições todos os eleitores do país. Para isso, a revisão iniciou em 2012 e deverá encerrar em 2014. Até agora, no Brasil, cerca de 8.459.767 milhões de eleitores tiveram seus dados revisados.

O sistema consiste em revisar os dados cadastrais dos eleitores e visa garantir maior segurança durante o voto. O processo está sendo feito através da biometria, com a leitura das digitais do eleitor e o armazenamento das informações em um sistema informatizado, que irá servir como mecanismo de identificação no momento do voto.

O processo será importante para atualizar o número de eleitores dos munícipios, já que em determinados locais o número de eleitores acaba sendo maior que o número de habitantes. Por isso, na documentação apresentada, os eleitores devem comprovar vínculos com a cidade, seja através da moradia, atividade laboral ou acadêmica.

Documentos necessários

Para efetuar o recadastramento o eleitor deve comparecer no Cartório Eleitoral munidos de documentos de identificação como carteira de identidade, CNH ou certidão de nascimento, título eleitoral e comprovante de residência. Nesse caso o documento deve estar no nome do eleitor e apresentar algum vínculo com o munícipio seja através de residência, trabalho ou estudos. Contas de água, luz e telefone ou o contracheque podem ser apresentados.

Serviço

O cartório da zona eleitoral 128 está localizado na rua Júlio de Castilhos, atrás da escola estadual Protásio Alves. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Gostou? Compartilhe