Números recordes

A reorganização das atividades e o trabalho conjunto dos vereadores foram fundamentais para os resultados obtidos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Câmara de Vereadores encerra o ano com balanço positivo. Com 21 vereadores o ritmo de trabalho se intensificou, a dinâmica das atividades foi reorganizada e os custos reduziram. Isso deve possibilitar a contratação de novos servidores para o início de 2014 e a finalização da reforma da estrutura do Legislativo. O principal destaque está relacionado aos gastos que reduziram em relação ao período anterior, quando o Legislativo tinha 12 vereadores. O presidente, Márcio Tassi (PTB) destacou que essa era uma das grandes preocupações quando assumiu a presidência. Segundo ele, o aumento de 21 cadeiras poderia extrapolar o orçamento, caso a dinâmica de organização, permanecesse na mesma perspectiva. Mas através de uma reorganização de atividades, CCs e horários foi possível reduzir os gastos. “Esse foi o panorama dos últimos quadrimestres e deverá ser o mesmo do último período”. A mudança de horário da sessão, segundo ele foi uma das contribuições fundamentais para a redução de gastos. “Não foi pago nenhuma hora extra. Além disso, houve redução de material de expediente, gastos com água, luz, entre outros”. De acordo com ele, a mudança de horário das sessões também foi importante para a dinamização dos trabalhos. Em relação a participação, o número de pessoas que tem visitado a Casa, seja para acompanhar o trabalho dos parlamentares ou a discussão de algum projeto relevante, não reduziu e apresentou um incremento.

Reformas
Dentre as metas traçadas diversas reformas estão acontecendo no Legislativo. No início do ano foram entregues os novos gabinetes, até o final de janeiro deve ser finalizada a reforma dos gabinetes antigos e do telhado. Já em março deve iniciar a reforma do plenarinho, que deverá mesclar modernidade e preservação dos aspectos históricos. O Plenarinho deverá apresentar uma reformulação no Hall, quatro salas para as comissões e ao fundo será feito um mini-auditório com capacidade para até 50 pessoas. Ainda durante o primeiro semestre de 2014 deverão ser feitas melhorias na jardinagem e no segundo semestre a parte externa da Câmara passará por pintura.

Sessões
A rigidez no horário das sessões foi outro ponto lembrado. Tassi destaca que todas as sessões sempre iniciaram pontualmente às 15h, o que representa respeito com a comunidade e com os demais colegas. Os projetos estão respeitando os trâmites regimentais, de acordo com Tassi. “Não houve patrolamento de projetos. Sou da opinião que o projeto que entrar deve ser votado, independente se for favorável ou contrario, mas nenhum deixou de passar pelas quatro comissões que devem tramitar”, disse.

Democracia
A democratização das decisões foi um dos elementos frisados pelo presidente. Segundo ele, todas as decisões são tomadas pelo conjunto dos vereadores e a representatividade da Casa também é feita por todos.

Foto: Cássia Paula Colla/ON
Legenda: 

Gostou? Compartilhe