A infraestrutura e a saúde foram as principais áreas trabalhadas pelo deputado estadual Diógenes Basegio (PDT) durante 2013. Ele destaca que os avanços obtidos beneficiam não apenas a comunidade passo-fundense, mas toda a região. Para 2014, ele projeta dar continuidade às áreas consideradas prioritárias, mas pretende buscar avanços significativos no processo de melhorias da Estação Rodoviária de Passo Fundo.
Basegio descaca avanços obtidos no aeroporto Lauro Kourtz. Segundo ele, a comissão de Aviação Civil, a qual preside, realizou diversas ações, para trazer melhorias no terminal. “Nós tínhamos um projeto pronto que não estava saindo do papel, mas no dia 25 de novembro foi assinado um convênio com a empresa que vai fazer o estudo do aeroporto para que os investimentos cheguem”. Esses recursos são oriundos do Governo Federal e deverão totalizar R$ 310 milhões para todo o Estado, no qual será repassado R$ 20 milhões para o aeroporto de Passo Fundo. O montante será direcionado para a construção de um novo terminal de 5 mil m², além da ampliação da pista e da pista de estacionamento dos aviões . “Trabalhamos também para trazer melhorias para outros aeroportos, mas o Lauro Kourtz foi o principal que visamos implantar melhorias, já que ele é um terminal importante e estratégico para Passo Fundo e a região norte”.
Na infraestrutura, ele destaca como grande desafio qualificar as rodovias, principalmente a ERS 324. Segundo ele, vários problemas dificultaram o inicio das melhorias na rodovia, como entraves ambientais, mas que já foram solucionados. “A licitação deveria ter saído durante a primeira quinzena de dezembro. Não saiu, mas os nós que circundam essa questão foram desfeitos e a licitação deverá sair nos próximos dias. Essa a primeira fase de melhorias na rodovia que liga Passo Fundo a Marau. Já o trecho que compreende Passo Fundo até Pontão a recuperação da via entrará dentro do Crema I, um programa do Governo do Estado, que deverá recuperar rodovias com problemas de trafegabilidade em virtude da deterioração das pistas. Outra rodovia da região que entrará nesse programa será ERS 463 que liga Coxilha a Tapejara. “Aquela rodovia está um caos. As obras começaram, pararam, mas a recuperação deve ser retomada”.
Já a duplicação da BR 285, no trecho que liga Passo Fundo a Carazinho, foi outro ponto buscado pelo trabalhista para a região. De acordo com ele, a possibilidade de duplicação já passa por estudos, após diversas audiências com a direção geral do Dnit. “Esse é um trecho de alto fluxo, que não possui áreas de escape e tem um fluxo de cerca de 8 mil carros diariamente”. Ele explica que esse é um dos trechos de maior movimento da rodovia e caso o estudo desenvolvido pelo Dnit comprovar esses números, a duplicação da rodovia poderá sair do papel.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já