A Consultoria Técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou 5.012 atendimentos em 2013, superando os números de 2012, que chegaram a 3.501. Do total de consultas efetuadas no ano passado, 72,30% (3.624) foram realizadas por telefone, 8,41% (422) pessoalmente e 7,36% (369) através do Fale Conosco, no portal da instituição.
As informações mais buscadas pelos gestores em 2013 foram referentes à remuneração, Lei de Responsabilidade Fiscal, controle interno, terceirização de serviços, nova contabilidade aplicada ao setor público, licitações e assuntos relacionados a programas de saúde pública.
De acordo com o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o crescimento de 69,85% nos atendimentos realizados pela Consultoria evidencia o comprometimento da instituição com a atuação orientadora, de caráter pedagógico e preventivo. “Os esclarecimentos das dúvidas trazidas pelos gestores podem servir de subsídios para a tomada de decisões. Compartilhamos com os gestores as preocupações voltadas para o aperfeiçoamento da governança”, disse.
O objetivo da do setor é proporcionar esclarecimentos aos jurisdicionados e ao corpo técnico do TCE-RS, colaborando também com cursos, palestras e conferências. O atendimento pode ser acionado através do Fale Conosco, no Portal da Corte, pelo telefone (51) 3214-9803, ou ainda pessoalmente, na sede do Tribunal (Rua 7 de Setembro, 388, no Centro Histórico de Porto Alegre).