A Corte do TRE-RS, em sessão de julgamentos ocorrida na quinta-feira (6), desaprovou as contas do diretório regional do Partido dos Trabalhadores no exercício de 2012. Segundo o juiz relator do processo, Jorge Alberto Zugno, o diretório remeteu recursos, após a data da eleição municipal de 2012, para 18 candidatos a prefeito com despesas pendentes. A legislação eleitoral permite que o Partido supra as dívidas de campanhas municipais, mas apenas após determinação do órgão nacional da agremiação, o que não foi verificado. Na mesma sessão, o diretório regional do Partido da República (PR) teve as contas do exercício de 2006 rejeitadas. Basicamente, o problema apontado nas contas partidárias refere-se à não apresentação dos extratos bancários e à ausência de livros contábeis.
Nos dois casos, a Corte do TRE-RS determinou a suspensão do recebimento de quotas do fundo partidário pelo período de 4 meses.
Pleno do TRE desaprova contas de diretórios partidários
Segundo o juiz relator do processo, Jorge Alberto Zugno, o diretório remeteu recursos, após a data da eleição municipal de 2012, para 18 candidatos a prefeito com despesas pendentes
· 1 min de leitura