De acordo com o calendário eleitoral, termina no dia 7 de maio o prazo para que eleitores realizem alterações no cadastro eleitoral, como operações como mudança de local de votação, transferência de domicílio eleitoral e retirada de segunda via do título. Também é o prazo final para novos alistamentos eleitorais. Assim, jovens que completarão 16 anos até o dia do pleito, 5 de outubro, podem se tornar eleitores. A partir do dia 8 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em função dos preparativos para as eleições.
Documentação
Os cidadãos devem comparecer aos cartórios e às centrais de atendimento ao eleitor munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Pessoas do sexo masculino com mais de 18 anos que farão o alistamento devem apresentar certificado de alistamento militar. O voto e o alistamento eleitoral são facultativos em se tratando de pessoas com idade entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos.
Evite filas
A antecipação do processo de regularização será importante para evitar possíveis filas e tumulto nas vésperas do final do prazo. Em Passo Fundo o processo de revisão eleitoral dos municípios de Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano chegou ao fim, por isso, o movimento do Cartório Eleitoral da Zona 128 e 33 estão relativamente baixos, fato que possibilita o rápido atendimento dos cidadãos que procuram o serviço de regularização ou alistamento eleitoral.
Serviço
O cartório da zona eleitoral 128 está localizado na rua Júlio de Castilhos, atrás da escola estadual Protásio Alves. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.