A inscrição de Rene Cecconello a pré-candidato a deputado estadual já foi realizada pela direção municipal do PT. De acordo com o presidente do partido, Neri Gomes, este era o procedimento que faltava para garantir a candidatura de Cecconello à vaga na Assembleia Legislativa. O nome dele deverá, ainda, ser aprovado no encontro estadual que o partido realiza, no dia 11 de maio, em Porto Alegre. A candidatura do petista conta com o apoio do PT de Passo Fundo e de lideranças, prefeitos, vices e vereadores da região.
Na Assembleia Legislativa, o PT conta com 14 cadeiras, mas o partido trabalha com a perspectiva de ampliar para 16 o número de vagas no parlamento gaúcho. Cecconello é um dos principais nomes cogitados para integrar a bancada petista na Assembleia devido o peso político e eleitoral que ele exerce. “Temos condições de ampliar nossa bancada, pois 13 dos atuais deputados concorrerão a reeleição, além de alguns secretários do Estado que também possuem peso político relevante”.
Preparação
Até a data, o partido busca por mais nomes, principalmente jovens e mulheres, para compor o grupo que irá disputar o pleito desse ano. "A legislação eleitoral reserva 20% das vagas para mulheres tanto para as vagas da Assembleia Legislativa como para a Câmara dos Deputados”. De acordo com Neri, o partido estabeleceu como a meta, do total de candidatos, ter metade das candidaturas de mulheres e 20% de jovens com menos de 30 anos.
PT Passo Fundo
O PT de Passo Fundo ainda não elegeu nenhum de seus deputados na Assembleia Legislativa. Segundo Neri, Éden Pedroso, ex-deputado estadual, atualmente filiado ao PT, quando eleito, para seu mandato (1987 a 1991), ainda era filiado ao PDT. Somente mais tarde, em 1994, já filiado ao PT, disputou a eleição como candidato a vice-governador. No segundo turno, na chapa liderada por Olívio Dutra (PT), foi derrotada por Antônio Britto (PMDB).