Justiça eleitoral recadastra 11,2 milhões de eleitores

Na zona eleitoral 33 e 128 os eleitores de Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano passaram pelo processo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A terceira etapa do recadastramento biométrico encerrou no sábado (12) e atualizou os dados de 11.230.712 eleitores. Entre os municípios abrangidos pela Zona eleitoral 33 e 128, apenas Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano passaram pelo processo que encerrou no final de 2013 e teve pelo menos 1.400 títulos cancelados.

Apenas Passo Fundo e Pontão ficaram de fora e poderão entrar na próxima etapa. No Brasil, pelo menos 14,3 milhões de eleitores, de 463 municípios, de 24 estados e do Distrito Federal foram convocados para essa etapa, mas apenas 78,20% atenderam o apelo da Justiça Eleitoral. Todos os cidadãos recadastrados serão identificados pelas impressões digitais nas Eleições Gerais desse ano.

Quem não se recadastrou terá o título cancelado e estará sujeito a certas restrições, tais como ficar impedido de tirar passaporte, não conseguir obter financiamento em instituição de crédito pública e não poder tomar posse em cargo público. Para regularizar a situação e conseguir votar no pleito de 2014, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência até o próximo dia 7 de maio, munidos da documentação exigida.

Documentação
Os eleitores com situação irregular ou que pretendem transferir o título ou atualizar alguma informação do seu cadastro eleitoral devem comparecer no cartório munidos de documentos de identificação como carteira de identidade, CNH ou certidão de nascimento, título eleitoral e comprovante de residência. Nesse caso, o documento deve estar no nome do eleitor e apresentar algum vínculo com o munícipio seja através de residência, trabalho ou estudos. Contas de água, luz e telefone ou o contracheque podem ser apresentados.

Biometria
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

Horário
As zonas eleitorais 33 e 128 atendem de segunda à sexta-feira das 12h às 19h. Eles estão localizados na Rua Júlio de Castilhos, atrás da escola estadual Protásio Alves.

 

Gostou? Compartilhe