Com a intenção de conferir como é feito o atendimento ao público pelas operadores de telefonia que atuam na cidade, os vereadores da CPI da Telefonia e Internet da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, acompanhados do coordenador do Procon, Rogério Silva, realizaram visitas, na manhã de terça-feira, nos estabelecimentos. Os endereços foram indicados pelas próprias operadoras, como sendo os locais autorizados a realizar os serviços na cidade. Apesar de serem bem recebidos, os vereadores concluíram que todas as operadoras ainda possuem deficiências, quando se trata do atendimento presencial. “Infelizmente, o consumidor ainda não consegue realizar muitas de suas demandas se dirigindo ao atendente das lojas. Na maioria dos casos, ao chegar nestes estabelecimentos, o funcionário acaba realizando uma ligação ao call center, onde uma terceira pessoa é autorizada a realizar determinados serviços”, ressaltou o presidente da CPI, Patric Cavalcanti (DEM).
Os vereadores concluíram, ainda, que o suporte à pessoa jurídica também é deficitário na cidade. Além disso, nenhuma empresa soube informar com precisão o número de antenas que possui na área do município, para determinar a abrangência do sinal da empresa de telefonia.
Ainda durante a visita, o coordenador do Procon sugeriu a instalação do sistema CIP – Carta de Investigação Preliminar Eletrônica, do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, em Passo Fundo. O CIP trata-se do envio eletrônico aos fornecedores das reclamações abertas pelos consumidores. No RS, somente a cidade de Caxias do Sul já utiliza o sistema, que agiliza a resposta para as demandas apresentadas. Para ser concretizado, é preciso o interesse das empresas neste tipo de procedimento.