Patussi sugere elaboração de Plano Cicloviário

A indicação faz parte do projeto ?EURoePasso Fundo Cidade Amiga da Bicicleta?EUR?

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Projeto de bicicletário já implementado em outras cidades do paísProjeto de bicicletário já implementado em outras cidades do país
Projeto de bicicletário já implementado em outras cidades do país
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A criação de um Fundo Municipal Cicloviário é uma indicação ao Executivo proposta pelo vereador Marcio Patussi (PDT). A intenção dele é incentivar o uso de meios alternativos de transporte na cidade, diante do crescente número de automóveis nas ruas e a falta de fluidez do trânsito. Para isso ele sugere a criação de um Plano Cicloviário para o município, solicitando também, a criação de um Fundo Municipal do Plano Cicloviário que possa possibilitar o investimento na construção, manutenção, reforma, ampliação e aprimoramento de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, paraciclos e ciclorrotas da rede cicloviária; e na aprovação de projetos e programas educativos dirigidos a motoristas, pedestres e ciclistas quanto ao uso adequado da bicicleta, do sistema cicloviário e das regras de circulação e de segurança.

Segundo Patussi, é importante que o município comece, desde já, a incentivar o uso de meios alternativos de transporte, tendo em vista o elevado número de automóveis nas ruas da cidade. O investimento em um Plano Cicloviário, proporcionará alternativas ao uso da bicicleta como meio de transporte descongestionando as vias e tornando a população mais saudável. A exemplo do que ocorre em outros municípios, o Fundo Municipal do Plano Cicloviário, usará verbas provenientes de recursos de multas de trânsito, ou seja, 20% dos recursos oriundos dos autos das infrações deverão ser destinadas para construção de ciclovias, educação no trânsito ou demais ações que envolvem essa iniciativa.

Estacionamentos para bicicletas
O vereador também formulou projeto de lei que visa a criação de estacionamento para bicicletas em locais públicos de Passo Fundo. Conforme o projeto os estacionamentos de bicicletas poderão ser de dois tipos: bicicletários – local destinado ao estacionamento de bicicletas, por período de longa duração, podendo ser público ou privado ou paraciclo – local em via pública, destinado ao estacionamento de bicicletas, por período de curta e média duração. Tais estacionamentos seriam disponibilizados em locais como órgãos públicos municipais, parques, shoppings, supermercados, instituições de ensinos públicos e privados, hospitais, instalações desportivas, museus e outros, a exemplo de outras cidade do país. Patussi destaca que a segurança dos ciclistas e dos pedestres deverá ser determinante para a definição dos locais de implantação do estacionamento de bicicleta.

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