Cartórios Eleitorais farão plantão até o dia 7

Este é o último dia, também, em que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá pedir transferência para um local de votação adaptado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O eleitor que precisa solicitar seu primeiro título ou efetuar mudanças cadastrais com a Justiça Eleitoral deverá comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) ou cartório eleitoral da sua cidade até o próximo dia 7 de maio. Neste dia, o cadastro eleitoral será fechado e se encerrará o prazo para confecções de títulos e modificações de local de votação e domicílio eleitoral. Este é o último dia, também, em que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá pedir transferência para um local de votação adaptado. Para tirar a segunda via do título, a data final é 25 de setembro.

Desta segunda-feira (28) até o dia do fechamento do cadastro, todas as Zonas Eleitorais do Estado funcionarão de maneira ininterrupta para atender a demanda da população. Segundo o diretor da CAE Porto Alegre, Antônio Carlos Mesturini, a ideia é possibilitar ao cidadão regularizar seu cadastro em horários não comerciais, como o feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), dia em que haverá passe-livre nos ônibus da Capital. Até o momento, a média de espera para ser atendido na CAE Porto Alegre é de 15 minutos. Este tempo deve aumentar gradativamente à medida em que se aproxima o dia 7, mas pode ser evitado com o agendamento do atendimento. O serviço é oferecido na Capital e em algumas outras cidades do Interior. Acesse o vídeo que explica detalhadamente como funciona o sistema de agendamento. 

O TRE-RS alerta os eleitores para a possibilidade de ocorrência de filas conforme se aproxima o fechamento do cadastro, situação corriqueira nos últimos anos de eleições. Desta forma, os serviços devem ser procurados o quanto antes. Os cidadãos devem comparecer aos cartórios ou às CAEs munidos de documento de identidade com foto e comprovante de residência recente (menos de três meses). Pessoas do sexo masculino com mais de 18 anos que farão o alistamento devem apresentar certificado de alistamento militar. Somente neste caso - maiores de 18 anos, no primeiro título - não é aceita a carteira de motorista como documento de identidade. O voto e o alistamento eleitoral são facultativos em se tratando de pessoas com idade entre 16 e 18 anos e com mais de 70 anos. 

 

Gostou? Compartilhe