Dois dias para ficar em dia com a Justiça eleitoral

Durante o final de semana o Cartório Eleitoral realizou cerca de 250 atendimentos

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Amanhã encerra o prazo para solicitações do primeiro título, transferências de domicílio eleitoral ou local de votação e regularização de cadastro eleitoral. Para suprir a demanda, o Cartório Eleitoral trabalhou em regime de plantão no feriado da última quinta-feira (1), que registrou de acordo com os dados do TRE, 11 atendimentos. Mas o movimento foi crescente durante o final de semana, quando foram realizados pelo menos 250 atendimentos. Um número que supera os atendimentos realizados entre a segunda-feira (28) até 1º de maio, que registrou 199 atendimentos. A coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, do Cartório de Passo Fundo, da Zona 33, Calinca Alves Mota, lembra que o cadastro de eleitores do país encerra depois dessa data e não será mais possível solicitar o primeiro título eleitoral, transferências ou realizar qualquer alteração dos dados cadastrais após esse período. Solicitações de segunda via do título de eleitor podem ser solicitadas até 25 de setembro.

Biometria

Eleitores de Passo Fundo e de Pontão não precisam passar pelo processo de regularização e recadastramento biométrico. Apenas os eleitores de Ernestina, Coxilha e Mato Castelhano, que ainda não passaram pelo processo, realizado no último ano, devem comparecer ao Cartório Eleitoral para regularizar os dados.
A biometria é um processo de recadastramento dos eleitores que acontece de forma gradual, por isso, algumas cidades, como é o caso de Passo Fundo e Pontão ainda não passaram pelo processo. Os municípios que precisavam passar pela revisão dos dados cadastrais, como foi o caso de Coxilha, Ernestina e Mato Castelhano, já realizaram a revisão através da biometria. Calinca lembra que é importante os eleitores terem atenção no momento de se dirigir até o cartório, para as filas não se estenderem sem necessidade. “Muitos eleitores de Passo Fundo estão procurando o serviço de recadastramento biométrico, mas o serviço não está disponível para o município”.

Documentação
Os eleitores com situação irregular ou que pretendem transferir o título ou atualizar alguma informação do seu cadastro eleitoral devem comparecer no cartório munidos de documentos de identificação como carteira de identidade, CNH ou certidão de nascimento, título eleitoral e comprovante de residência. Nesse caso o documento deve estar no nome do eleitor e apresentar algum vínculo com o munícipio seja através de residência, trabalho ou estudos. Contas de água, luz e telefone ou o contracheque podem ser apresentados.

Horário
O horário de funcionamento do cartório da zona eleitoral 128 e 33 é das 12h às 19 e está localizado na rua Júlio de Castilhos, atrás da escola estadual Protásio Alves.

 

 

Gostou? Compartilhe