O presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), apresentou, na manhã desta quinta-feira (22), na Sala da Presidência do Palácio Farroupilha, um balanço dos 100 primeiros dias de trabalho da atual gestão da Casa. Foram abordados pontos tanto da área legislativa como administrativa. Um dos destaques apresentados aos convidados – jornalistas e representantes de veículos de comunicação – foi a intensa produção legislativa. Até agora, somam-se 332 proposições cadastradas, uma média de mais de três por dia, sendo 80 apreciadas em Plenário. Destas, 76 foram aprovadas.
Sossella, que estava acompanhado pela deputada Marisa Formolo (PT) e Raul Carrion (PC do B), membros da Mesa Diretora, e pelos deputados e ex-presidentes do Parlamento, Paulo Odone (PPS) e Adão Villaverde (PT), também enfatizou a promulgação de leis, o trabalho das comissões parlamentares permanentes - que já realizaram 37 audiências públicas neste período -, a criação de cinco Frentes Parlamentares e a instalação da CPI da Energia Elétrica, entre outras iniciativas.
Também foi apontado pelo presidente da Assembleia o significado e a importância da renegociação da dívida do Estado com a União, a recomposição das perdas salariais dos servidores da Casa, o Plano Diretor e Arquitetônico, que irá reformar e reformular o Parlamento, e a instalação e efetivo início do controle por ponto biométrico para os servidores efetivos da Assembleia.
Finalizando a prestação de contas, Sossella apresentou o plano de sustentabilidade chamado Assembleia Gaúcha Muito + Viva, o lançamento de uma ferramenta de internet, intitulada Assembleia no Mapa, que irá ampliar o conceito de transparência da Casa para a população, uma campanha para incentivar a doação de órgãos e o convite a todos os candidatos à presidência da República para apresentaram seus projetos e assumirem o compromisso de participar de um debate público no Parlamento, apresentando suas propostas e recebendo as reivindicações da comunidade gaúcha.
Sossella faz balanço dos 100 dias
· 1 min de leitura