Justiça eleitoral gaúcha recebe lista de inelegíveis em 2014

Relação soma 327 nomes de gestores, sendo nove de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu, hoje nesta quarta-feira (4) do Tribunal de Contas do Estado, a lista com os nomes de 327 gestores gaúchos que tiveram contas reprovadas ou pareceres contrários nos últimos oito anos. O documento foi entregue pelo presidente do TCE-RS, Cezar Miola, ao presidente do TRE, Marco Aurélio Heinz. A relação vai ser utilizada pelo Ministério Público Eleitoral para inviabilizar a candidatura de quem não está em condições legais de concorrer em outubro.

Entre os gestores de Passo Fundo estão o ex-prefeito Airton Lângaro Dipp, que teve as contas desaprovadas no ano de 2006, mas avalizadas com resultado definitivo pela Câmara de Vereadores. O também ex-prefeito, Júlio Teixeira tem a mesma situação, mas referente ao ano de 1998. Já os gestores do Patronato (Fundação Educacional do Menor), Paulo Loss, Welci Nascimento e Ilmo Santos também tiveram suas contas desaprovadas. Do Hospital Municipal Dr. César Santos, Carlos Armando Salton, Carlos Alberto Torres e Celio Polese também estão na mesma situação irregular com o Tribunal de Contas do Estado. As contas da Capasemu de 2008, também foram desaprovadas. Francisco Xavier e Oliveira era o gestor neste período.

A partir das informações, a Justiça Eleitoral  irá avaliar os casos de inelegibilidade. Conforme a legislação, os declarados inelegíveis não podem se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O período de convenções e anúncio oficial de candidatos ocorre de 10 a 30 junho. O prazo final para o registro é 5 de julho, quando serão analisados pelos promotores eleitorais os nomes de inscritos para as eleições deste ano. A lista com os nomes dos gestores está no site www.tse.rs.gov.br.

Gostou? Compartilhe