Convenção, em São Borja, reuniu mais de dois mil militantes dos cinco partidos que formam a aliança; ato foi uma grande homenagem ao fundador do PDT, Leonel Brizola. O PDT homologou neste sábado, em São Borja, as candidaturas do deputado federal Vieira da Cunha ao governo gaúcho e do jornalista Lasier Martins ao senado. O ato, realizado no CTG Boitatá, contou com a presença de mais de dois mil militantes dos cinco partidos que formam a aliança, e foi uma grande homenagem ao fundador e principal líder do PDT, Leonel Brizola, cujo falecimento ocorreu há exatos 10 anos.
Do centro de São Borja, os militantes foram até o cemitério Jardim da Paz, onde estão sepultados Brizola e o ex-presidente João Goulart. O gesto de depositar 12 rosas sobre o túmulo foi repetido por Vieira, Lasier e por companheiros de partido, como o advogado e pré-candidato a deputado federal Christopher Goulart, neto de Jango. O último momento específico para as homenagens foi na Câmara de Vereadores, onde uma sessão solene lembrou os 10 anos da morte de Brizola.
O ápice da jornada foi pouco antes do meio-dia, quando Vieira e Lasier chegaram ao CTG Boitatá. Eles eram aguardados por mais de duas mil pessoas, que empunhavam bandeiras e cantavam o jingle preparado para a convenção. O presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, abriu os trabalhos agradecendo o apoio do DEM, PSC, PV e PEN, siglas que já confirmaram apoio a Vieira. “Os partidos que estão aqui conosco não estiveram no balcão de negócios que foi esta eleição. Eles estão verdadeiramente atuando em favor de uma causa, que é o bem do nosso Estado”, afirmou.
A semana que inicia deverá ser de reuniões entre os partidos que compõem a coligação. A definição do candidato a vice e dos dois suplentes do senado começará a ser discutida. Além disso, as negociações ainda prosseguem com outros partidos que poderão vir a integrar a chapa majoritária.