A Convenção Estadual do PMDB homologou as candidaturas de José Ivo Sartori (PMDB) ao Governo do Estado, de José Paulo Cairoli (PSD) a vice, e de Beto Albuquerque (PSB) ao Senado. A coligação é composta pelo PMDB, PSD, PSB, PPS, PHS, PSDC, PTdoB e PSL. Também foram oficializados 57 candidatos à Assembleia Legislativa e 32 à Câmara dos Deputados. A listagem dos nomes será divulgada no dia 2 de julho, quando o partido enviará o registro para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A convenção contou com um público de 3,5 mil pessoas. Votaram 417 convencionais, dos quais 414 a favor da chapa apresentada, 2 brancos e 1 nulo.
O deputado federal Beto Albuquerque, candidato ao Senado, manifestou, mais uma vez, a honra de poder seguir o legado do senador Pedro Simon. "Simon é um doa maiores líderes da história política brasileira. Sempre presente nos principais episódios que transformação e lutas do Brasil. Ele é insubstituível. Irei, com muita honra, levar adiante seu legado", afirmou.
Em tom de despedida após mais de meio século de “uma longa caminhada” na vida política, o senador Pedro Simon (PMDB) não escondeu a emoção ao participar da convenção do PMDB neste domingo, 29, e repassar momentos marcantes da luta que liderou contra o regime militar. “Posso dizer que foi a página mais bonita da história do Rio Grande e do Brasil. Contra tudo e contra todos, levantamos a bandeira da paz, da democracia, da Constituinte e da liberdade. Lutamos por uma Brasil unido e democrático”, recordou Simon.