TRE recebe registro de oito candidatos ao governo

A partir de agora está aberto prazo para análise da documentação e deferimento dos pedidos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As oito chapas que pretendem disputar o governo do Estado do Rio Grande do Sul já encaminharam a documentação para o registro de suas candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral gaúcho (TRE-RS). Todos os políticos têm de anexar ao pedido de registro uma série de documentos para que possam estar aptos à disputa de outubro. Entre outros pontos, é necessário comprovar filiação partidária e domicílio eleitoral, ao menos, desde 5 de outubro de 2013 (um ano antes do primeiro turno) e apresentar certidões criminais negativas, tanto da Justiça Estadual quanto Federal. 

O processamento dos pedidos segue rito estabelecido pela Resolução 23.405, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O próximo passo da Justiça Eleitoral gaúcha em relação aos registros é a publicação de edital com o nome de todos os postulantes. Após esta publicação, abre-se o prazo de cinco dias para que qualquer candidato, partido político, coligação ou Ministério Público Eleitoral, possa apresentar petição buscando impugnar determinada candidatura. Segundo o secretário judiciário do TRE-RS, Rogério da Silva Vargas, a publicação do edital deve ocorrer até o dia 10 de julho, conforme as regras estabelecidas pela legislação eleitoral. Para cada registro, é indicado um juiz relator, que analisará as condições de elegibilidade de cada postulante. Os dados sobre as candidaturas poderão ser acompanhados pelo sistema DivulgaCand2014, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral. A base de dados do sistema ainda está sendo alimentada.

Candidatos inscritos
Ana Amélia Lemos (PP - Coligação "Esperança que une o Rio Grande", composta por PP / PSDB / SDD / PRB) 

Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT - Coligação "O Rio Grande Merece Mais", composta por PDT / PSC / DEM / PV / PEN)

Edison Bilhalva (PRTB)

Humberto Carvalho (PCB)

João Carlos Rodrigues (PMN)

José Ivo Sartori (PMDB - Coligação "O novo caminho para o Rio Grande", composta por PMDB / PSD / PPS / PSB / PHS / PT do B / PSL / PSDC)

Roberto Robaina (PSOL - Coligação "Frente de Esquerda", composta por PSOL / PSTU) 

Tarso Genro (PT - Coligação "Unidade Popular Pelo Rio Grande", composta por PT / PTC / PC do B / PROS / PPL / PTB / PR)


Candidatos à Presidência
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, ao todo, 11 pedidos de registro de candidatura à Presidência da República nas Eleições 2014. Eles foram protocolados na Corte até as 19h do último sábado (5), em conformidade com o que estabelecem a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e a Resolução nº 23.404 do TSE.

Nomes
Dilma Rousseff – PT
Eduardo Campos – PSB
Aécio Neves – PSDB
Luciana Genro – PSOL
Rui Costa Pimenta – PCO
Levy Fidélix – PRTB
José Maria Eymael – PSDC
Eduardo Jorge – PV
Everaldo Pereira – PSC
José Maria de Almeida - PSTU
Mauro Iasi – PCB

 

Gostou? Compartilhe