População será consultada sobre Constituinte Exclusiva

Mais de 200 pessoas participaram ontem do primeiro ato de mobilização para divulgar o plebiscito que acontece em setembro

Por
· 1 min de leitura
Audiência pública na Câmara de Vereadores realizou um debate sobre a reforma política.Audiência pública na Câmara de Vereadores realizou um debate sobre a reforma política.
Audiência pública na Câmara de Vereadores realizou um debate sobre a reforma política.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um ato, organizado pelo Comitê pelo Plebiscito Popular, marcou o primeiro Dia Nacional de Mobilização pela Constituinte Exclusiva. A mobilização apartidária reúne organizações de diversos movimentos sociais e de classe e, tem a intenção, de mobilizar a população para participar do plebiscito nacional, que acontece de 1º a 7 de setembro, e irá questionar a população quanto a criação de uma Constituinte Exclusiva para mudar o sistema político.

De acordo com o integrante do Comitê de Reforma Política, Jorge Gimenez esse foi o primeiro dia de mobilizações que devem acontecer até o final do mês. As atividades acontecem em todo o país e, principalmente, nas cidades onde há comitês organizados. Segundo ele, os comitês começaram a ser articulados a partir das manifestações de 2013 e, em Passo Fundo, a organização está em andamento há pouco mais de dois meses. “As manifestações que irão acontecer tem o intuito de chamar a atenção da população e conscientizá-los sobre a importância de participar do plebiscito em setembro”, disse. O comitê é formado por diversas organizações de classe e sindicatos de Passo Fundo e da região, além da Câmara de Vereadores e diversos movimentos sociais ligados à Via Campesina. No ato de ontem houve a participação dos estudantes do Instituto Educar de Pontão.

A atividade reuniu mais de 200 pessoas e iniciou com um ato na esquina da Rua Bento Gonçalves com a Avenida Brasil, conhecida como, Esquina Democrática. No local houve uma apresentação teatral criticando o sistema político vigente. Depois os militantes realizaram uma caminhada até a Câmara de Vereadores onde participaram de uma audiência pública promovida pela Frente Parlamentar da Reforma Política e Popular. O vice-presidente da frente parlamentar, vereador Rui Lorenzato (PT), disse que a criação da frente parlamentar foi sugerida pelo Comitê d com o intuito de criar um espaço institucional para ampliar as discussões sobre o assunto.

Constituinte
A constituinte é uma alternativa apontada pelas organizações para realizar uma reforma no sistema político sem a interferência do Congresso Nacional. Dessa forma, representantes da população, sem vinculação com a manutenção do sistema político vigente, trabalhariam em uma reforma completa no sistema político que atendessem as necessidades oriundas desse modelo.



Gostou? Compartilhe