Os casos de renuncia das candidaturas apresentaram uma redução significativa neste ano se comparado às eleições de 2010. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não julgou a totalidade dos pedidos de registro, mas já analisou 95% dos registros para o pleito de outubro. Segundo o TER, restam apenas 39 pedidos nominais de um total de 1057 para passar pela analise.
Em 2010, um total de 55 candidatos desistiram da disputa eleitoral (2 candidatos e dois suplentes ao Senado, 20 candidatos à Câmara Federal e 20 à Assembleia Legislativa). O número reduziu para a metade neste ano. Até o momento, há apenas 23 renúncias, uma de suplente ao Senado, sete de candidatos a deputado federal e 15 a deputado estadual. Os partidos tinham até o dia 6 de agosto para realizar substituições de candidatos às disputas proporcionais, quando apenas 11 pedidos foram encaminhados ao TRE-RS.
Julgamentos
Na tarde de ontem não houve expediente no TRE. Os últimos julgamentos dos pedidos de registro de candidaturas aconteceram até o final da tarde de sexta-feira (8). Todos os registros de candidatura, dos nomes indicados pelos diretórios do município, já foram julgados e todos foram deferidos.
Reduzem as renúncias de candidaturas
· 1 min de leitura