O deputado federal Beto Albuquerque postou ontem no twitter que cabe ao partido a definição sobre a candidatura a vice e qualquer decisão será acatada por ele. Caso o quadro se confirme, a coligação estadual “O novo caminho para o Rio Grande” deverá indicar um novo nome para a disputa do Senado. O vice-presidente estadual do PSB, deputado Heitor Schuch avalia de forma positiva o novo quadro eleitoral que começa a ser construído a partir de agora. Segundo ele, a reviravolta que o PSB passa simboliza um ganho na esfera estadual. “Para nós gaúchos que temos um deputado com uma história e trajetória como a dele e, com reais chances de disputar o pleito, observamos a mudança no quadro como fundamental para o crescimento e fortalecimento do partido”. Além disso, ele destacou que para o Estado a mudança também é positiva. “Teremos alguém na esfera federal para fazer as coisas que o Rio Grande tanto precisa como a renegociação das dívidas”. Ele finalizou e disse que o PSB-RS aguarda até amanhã a oficialização da decisão. No quadro eleitoral estadual ele afirma que o PSB continua com Sartori apoiando o projeto da coligação.
De acordo com o advogado do PMDB, Milton Cava, caso o quadro se configure a coligação “O novo caminho para o Rio Grande” terá 10 dias contados a partir da renuncia de Beto para indicar um novo nome. O presidente estadual do PMDB, deputado Edson Brum disse que não vai se manifestar até o anuncio oficial do PSB Nacional. Schuch, particularmente, considera que o PMDB possui capital humano e nomes com bagagem política que podem assumir a disputa ao Senado. Ele afirma que caso Pedro Simon não aceite disputar a vaga, o PMDB poderia indicar nomes como José Fogaça e Ibsen Pinheiro.
Vice-presidente
Além de Beto, Renata Campos também é cotada para a vaga de vice de Marina Silva. Ontem, acompanhada de três dos cinco filhos, ela falou publicamente pela primeira vez após a morte do marido. Ela disse que fará a vontade de Campos e que participará por dois do processo eleitoral. "Participei a vida inteira de campanha, não será diferente com esta. Depois de todos esses anos sabendo que muitas coisas precisam ser feitas ainda, precisamos garantir essa vitória para esse sonho ir adiante".