Uma das principais metas do candidato a deputado federal pelo PPS, Pedro Daneli é proporcionar melhorias à BR 285 condizentes as necessidades da população. Segundo ele, para isso acontecer o munícipio precisa de uma força política que possa garantir investimentos que atendam as necessidades reais. Pedro Daneli é vereador de Passo Fundo por cinco mandatos. Ele é natural de Água Santa e, iniciou sua caminhada política, logo que chegou a Passo Fundo na comunidade do Parque Farroupilha. Trabalhou cerca de 20 anos na CEEE e também atuou junto ao sindicato que representa a categoria. Em 1992 filiou-se ao PMDB no último dia que poderia se filiar para concorrer ao pleito. “Na época nenhum partido queria deixar que eu fizesse minha filiação por que eu não era conhecido. Concorri naquela eleição e fui um dos vereadores mais votados”. Daneli se elegeu vereador por quatro vezes consecutivas, não se elegeu na penúltima eleição e ficou quatro anos fora da Câmara de Vereadores. O prefeito Luciano Azevedo o convidou para ingressar ao PPS, legenda pela qual o candidato se elegeu vereador na ultima eleição.
Licenciado da função de vereador, ele encara o desafio da candidatura para impulsionar que as grandes reformas que tramitam no Congresso tenham andamento. Uma delas é a reforma do código penal que, segundo ele, são necessárias diversas intervenções. “Alguns deputados já estão trabalhando nessa reformulação e a intenção é acompanhar esse processo e tentar agilizar a conclusão desta reforma para proporcionar mais segurança para a sociedade”.
Além disso, com o auxílio dos recursos oriundos de emendas parlamentares ele pretende promover melhorias no setor da saúde tanto para o município como a região. Além disso, uma das suas maiores bandeiras se concentra em torno das obras na BR 285. Seu principal objetivo é acompanhar de perto desde a elaboração dos projetos até a execução. A intenção também é ser uma força política capaz de acompanhar de perto e ser um interlocutor entre a comunidade e os órgãos competentes pelas obras na rodovia. “Quero estar na Câmara dos Deputados para pressionar e agilizar essas obras”. Na Câmara de Vereadores uma comissão foi criada juntamente com a Universidade de Passo Fundo, Acisa e demais entidades para analisar os projetos desta natureza. Segundo ele, esse é um pequeno passo para criar força política no município para viabilizar as obras em sintonia com as necessidades reais.
A demarcação de terras indígenas é outra bandeira de Daneli. O candidato afirma ser contrario a saída dos agricultores das áreas que estão há mais de 100 anos e considera necessário dar uma solução para a situação que gera tantos conflitos na região.
Campanha
Daneli não tem ligação direta com grupos específicos, com isso sua principal aposta é nos votos da comunidade que já conhece seu trabalho. Por isso, ele concentra sua campanha em Passo Fundo e na região. “Achamos que temos um potencial muito grande na cidade já que sou conhecido aqui, por isso, estamos concentrados mais em Passo Fundo”. Mas ele ressalta que seu nome é levado em diversas cidades do Estado. A principal aposta do candidato é o corpo a corpo. Dessa forma, ele visita não apenas as comunidades de Passo Fundo mas também diversos municípios da região.