Buscar projetos e investimentos que proporcionem melhorias ao Aeroporto Lauro Kourts é prioridade para o candidato a deputado federal pelo PP, Osvaldo Gomes. Para isso, ele defende que, se eleito, destinará a maior parte dos recursos, oriundo de emendas parlamentares, ao aeroporto. Ele também destaca que estará toda a semana no município, em contato direto com a população para ouvir diretamente da sociedade as demandas necessárias. O candidato iniciou sua trajetória em 1992, quando o PMDB indicou seu nome para concorrer como prefeito. Governou a cidade por quatro anos e, em seguida, elegeu seu sucessor. Da disputa seguinte voltou a se candidatar e se elegeu novamente prefeito de Passo Fundo. Nesse intervalo, em 1998 disputou as eleições como candidato a deputado estadual e ficou na vaga de primeiro suplente. Neste pleito concorre a deputado federal a partir de um convite da Senadora, e candidata ao governo do Estado, Ana Amélia Lemos. Ele avalia que o convite veio em um momento certo, já que compreende que a sua bagagem política pode contribuir para proporcionar melhorias ao país e às futuras gerações.
Região
Para o candidato investimentos em melhorias ao aeroporto é a sua principal prioridade. “O aeroporto é o grande centro da região norte do estado, no aspecto do deslocamento por via aérea para o centro do país”. Ele destaca que mesmo diante do esforço da comunidade e de forças políticas para a ampliação o problema não tem sido resolvido. Para tentar solucionar esta questão ele afirma que destinará a maior parte dos recursos oriundos de emendas parlamentares, que terá direito, ao aeroporto de Passo Fundo. “Muito se diz que serão resolvidas as questões do aeroporto, mas elas não acontecem. Nesta situação seguramente irei direcionar boa parte destes recursos ao aeroporto”.
Avanços
Ele destaca que como deputado federal pode contribuir com o Estado em relação a dívida pública que o Rio Grande do Sul enfrenta. Para isso, um dos mecanismos seria defender a proposta que a candidata Ana Amélia Lemos propõe que visa a criação do Pacto em Favor do Rio Grande e, que irá exigir esforços de todos os parlamentares da bancada Gaúcha. “Resolvida esta situação teremos recursos para resolver os problemas mais graves do Estado”. Na mesma linha de abordagem o candidato defende uma reformulação urgente do código penal. Segundo ele, o código está ultrapassado e não acompanha a evolução que o país passou. “Hoje as pessoas vivem em um clima de insegurança e apreensão . Por isso, precisamos trabalhar em diversas situações para proporcionar melhorias à sociedade, mas acima de tudo resolvendo problemas graves que estão aí”. Nesta perspectiva, o candidato também defende a redução da máquina pública e a destinação destes recursos em investimentos em infraestrutura. Em relação a saúde ele defende a destinação total dos recursos oriundos do pré-sal para o segmento.
Campanha
Gomes aposta em Passo Fundo para obter a maior parte da sua votação. Segundo ele nas ultimas eleições dos 105 mil votos válidos para deputado federal, 80 mil foram direcionados para candidatos locais. Nesse sentido, sua principal estratégia é absorver os votos dos candidatos que disputavam o pleito no último processo e que hoje não disputam a mesma vaga.