O fortalecimento da saúde e das empresas de micro e pequeno porte são as principais demandas do candidato a deputado estadual pelo PRB, Benhur Tiecher, que iniciou sua trajetória política aos 20 anos de idade. Ele foi o entrevistado, na sexta-feira (5), durante a série realizada em parceria pela UPFTV, Rádios 99 UPF e Jornal O Nacional. O candidato tem quase 25 anos de atuação política e, é a segunda vez que concorre a uma vaga da Assembleia Legislativa. Na primeira oportunidade disputou o pleito pelo PTB, nas eleições de 1994, e obteve a aceitação de pelo menos cinco mil eleitores. Segundo ele, na época faltaram pouco mais de três mil votos para conseguir se eleger. Ainda, antes deste episódio, o candidato disputou por duas vezes vaga na Câmara de Vereadores.
Nas eleições de 1992, segunda eleição que concorreu a vereador, saiu vitorioso. Durante a legislatura seguinte, assumiu a suplência de uma vaga na Câmara de Vereadores e teve a oportunidade de desempenhar o trabalho por mais um período na esfera legislativa. Na sua avaliação, a experiência obtida durante sua trajetória é importante, já que garante uma maior compreensão da forma de atuação dentro do espaço parlamentar. Nesta nova etapa, ele aponta que o grande desafio é tentar desmistificar a percepção que a população possui em relação a política. “Há candidatos que gastam milhões durante as eleições, mas quando eleitos esquecem-se de atender as demandas da população”. Por isso, para ele, o maior objetivo não é representar siglas partidárias, mas trabalhar com raça e coragem para defender os interesses da população.
Plataformas
Uma de suas propostas, em relação ao âmbito econômico, está ligado aos micro e médio empreendedores. Ele aponta que o segmento é um dos maiores geradores de emprego e renda, mas precisa de incentivos para ser impulsionado. Para isso, ele propõe a cedência de áreas de até 1000 m² para que as empresas de fundo de quintal possam ser instaladas nestes espaços. Em Passo Fundo, essa proposta foi apresentada través do vereador Renato Tiecher (SDD). A intenção é assentar na cidade mais de mil micro e médios empreendedores. A proposta foi sugerida pelo então candidato Benhur Tiecher, que quer levar a medida para todo o Estado.
Na saúde, a intenção é impulsionar a expansão dos hospitais regionais. De acordo com o candidato, Passo Fundo recebe uma média de 200 ambulâncias, por dia, oriundas de munícipios do norte, nordeste e noroeste gaúcho, além do oeste catarinense. “Minha proposta, se eleito, é determinar que grupos de até 10 prefeitos reúnam recursos da saúde, de suas administrações, e as centralizem em hospitais regionais”. Essa prática, segundo ele, permitiria que o Estado tivesse um total de 50 novos hospitais regionais, construídos através de consórcios entre as prefeituras. Com essa prática, o número de atendimentos da população da região que procura os serviços de Passo Fundo, por exemplo, reduziria e haveria mais leitos para a população local e impulsionaria a expansão de hospitais de qualidade em mais cidades.
Campanha
Tiecher faz campanha em 60 municípios da região, mas intensifica sua busca de votos em Passo Fundo. Com poucos recursos financeiros ele aposta no diálogo direto com a população e na simplicidade para atrair a preferência de votos.