O fortalecimento do sistema público de saúde, a construção de um modelo de educação cidadã, a qualidade das rodovias e a gestão transparente são eixos centrais das propostas pautadas pelo candidato a deputado estadual pelo PSB, Wilson Lill. Ele foi o entrevistado de ontem da série realizada em parceria entre UPFTV, Rádios 99 UPF e Jornal O Nacional. Sacerdote há 23 anos, desde 1991, ele também é oriundo da luta sindical agrícola, dos pequenos agricultores, quando acompanhava seu pai nas lutas por melhorias no setor. Durante essa vivência, ele percebeu que as melhorias nas condições de vida da sociedade só poderiam acontecer através de ações políticas que promovam as mudanças necessárias. Com o sacerdócio essa percepção cresceu e Lill percebeu que apenas o evangelho e a palavra de Deus não eram suficientes para proporcionar essas melhorias.
Mas percebeu que, para isso acontecer, seriam necessárias ações políticas que consolidassem essa perspectiva. Lill concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo nas eleições de 2012 e, agora cumpre o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. Segundo ele, a disputa por uma das vagas na Assembleia Legislativa aconteceu depois das manifestações de junho de 2013, momento que a população manifestou o desejo da renovação da política. “O partido entendeu, neste período, que nós deveríamos dar este passo em direção a Assembleia Legislativa. Assim, colocamos nossa vida e nossa história a serviço. Com isso, queremos ser e, podemos ser uma voz confiável no parlamento gaúcho”.
Política x religião
A fé é uma característica que faz parte da vida de Lill. Porém, ele destaca que a sua fé é militante, mas não mistura o exercício do sacerdócio com o a atividade política. Dessa forma, ele ressalta que não pretende defender interesses de nenhuma religião, mas apenas os da sociedade independente da preferencia religiosa, classe social ou opção sexual. “A arte de fazer política é fazer a vida das pessoas melhorar”.
Plataformas
O acesso fácil a saúde é o primeiro eixo que compõem a plataforma do candidato. Lill aponta que o Estado possui bons hospitais, estrutura e profissionais, mas o acesso está muito difícil. “Vamos lutar incansavelmente para facilitar o acesso aos serviços de saúde”. Ele também pretende buscar mais qualidade para as rodovias, um espaço essencial para escoar as riquezas, mas a cada dia estão em piores condições. A construção de uma gestão humana transparente, também é uma das suas prioridades. Lill destaca que com o dinheiro público deve ser aplicado para a sociedade e não para interesses ou para a corrupção. A educação para a construção da cidadania é mais um de seus componentes nas suas plataformas. Ele destaca que esse processo é essencial para a construção de uma vida digna.
Campanha
Com uma campanha modesta Lill evita usar recursos que possam proporcionar qualquer tipo de poluição. Por isso, não pretende usar cavaletes nas ruas, procura moderar o uso de panfletos e aposta nas redes sociais e no dialogo direto com as pessoas para levar suas propostas. “Achamos que se nós conseguir chegar lá, através de espaços como este de divulgação, pelas redes sociais, nossa história, trabalho e o dialogo, então é melhor não chegar”. A mesma postura foi utilizada durante as eleições de 2012. “Fizemos uma campanha muito simples, nossa intenção era dialogar com as pessoas, mostrar nossas propostas. Não colocamos cavaletes nas ruas, não tínhamos carros de som e não fizemos nenhum tipo de poluição para buscar os votos. A vitória nas urnas aconteceu porque as pessoas compreenderam nossa proposta”. Além disso, ele tem usado recursos pouco convencionais durante a campanha, como a bicicleta e até o carro de lomba. Ele conta que a bicicleta, em especifico, é um meio muito utilizado por num companheiro de partido em Coxilha e também foi adotada na cidade.